Menu

Fios de Amor: projeto no Vicente Pinzón fabrica perucas para pacientes com câncer

Ação fortalece autoestima e bem-estar de mulheres em tratamento contra o câncer. foto: prefeitura de Fortaleza

A União de Jovens do Vicente Pinzón iniciou, no último dia 11 de agosto, o projeto Fios de Amor, voltado a capacitar mulheres da comunidade na confecção de perucas destinadas a pacientes em tratamento contra o câncer. A iniciativa conta com apoio do poder público, da sociedade civil e do terceiro setor.

O Opinião CE esteve no local para conhecer, de perto, o que move a ação social.

Segundo Dermília Tavares, coordenadora do Fios de Amor, o objetivo é entregar, até outubro, mais de 500 quilos de cabelos humanos transformados em perucas, doados pela Receita Federal e destinados pela Prefeitura ao projeto. Segundo ela, além da capacitação profissional, o impacto na autoestima das mulheres beneficiadas é o grande diferencial.

“O trabalho dessas mulheres é artístico e faz toda a diferença na vida de outras, que muitas vezes estão com a autoestima abalada. É feito com amor e dedicação, por isso o nome do projeto: ‘Nova Vida, com Fios de Amor’”, afirmou Dermília.

Além de formar costureiras, o programa oferece às pacientes a possibilidade de escolher modelos e cortes das perucas, reforçando a reconstrução da autoestima, do bem-estar e da dignidade.

HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO

Entre as participantes está dona Regina Cláudia, que relatou como encontrou no projeto uma nova motivação para viver. Ela é uma das mulheres que recebe a formação disponibilizada pela ação.

“Eu comecei no zumba, aí fui me aproximando das professoras e entrando nas atividades. Fiz vários cursos e até hoje continuo aqui. Antes, eu vivia com depressão dentro de casa. O projeto me ajudou a melhorar e encontrar um novo caminho”, contou.

Na abertura das atividades, estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Gabriella Aguiar (PSD), a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, e o presidente da Câmara Municipal, Léo Couto (PSB).

Para a vice-prefeita Gabriella Aguiar, o impacto social é evidente. “Capacitar mulheres para ajudar outras mulheres é de suma importância. É um trabalho que vai além da formação profissional, é também acolhimento, afeto e reconstrução da autoestima”.

A enfermeira e coordenadora do projeto, Mariana Sales, destalha a criação do projeto e destaca a importância para as mulheres beneficiadas com as doações.

“O Nova Vida com Fios de Amor foi idealizado a partir de um desejo pessoal da nossa assistente social e professora de costura, Dermília, por conta da vivência familiar dela, de perder familiares por câncer. Ela tinha muita vontade de produzir algo voltado ao cuidado dos pacientes com câncer. Como profissional da saúde, esse projeto me realiza muito. A gente entende que o tratamento oncológico, principalmente das mulheres, mexe muito com a autoestima, e uma mulher com a autoestima prejudicada terá mais problemas durante esse processo. Ao receber a peruca, a gente fortalece a autoestima dessas mulheres, promove o autocuidado delas e garante que elas tenham um retorno pleno”, afirma ela.