Menu

Deputado Almir Bié denuncia falhas no pagamento do Garantia-Safra e pede mudanças urgentes

Deputado estadual Almir Bié. Foto: Júnior Pio/Alece

O deputado estadual Almir Bié (PP) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) para cobrar mais respeito aos produtores e pequenos agricultores do estado que dependem do Garantia-Safra, fundo que garante que os agricultores consigam ter renda com sua produção, principalmente ao passarem por condições ambientais adversas.

Segundo o parlamentar, diversos agricultores de diferentes municípios vêm sendo prejudicados devido a critérios considerados injustos na hora de receber o benefício, o que compromete o direito de quem realmente precisa do recurso para amenizar as perdas durante o período de safra comprometida.

Durante sua fala, Almir Bié reforçou seu compromisso com as causas do homem e da mulher do campo, especialmente no fortalecimento da agricultura familiar, e defendeu mudanças urgentes nas regras do programa para garantir que os agricultores recebam de forma justa o que lhes é assegurado por lei.

Ele questionou a metodologia usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para emitir laudo sobre a perda agrícola para possibilitar o acesso ao Garantia-Safra. 

Para ele, diferente de como trabalha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o IBGE tem uma metodologia injusta.

“Faço um apelo ao Governo Federal, ao Ministério da Agricultura e Pecuária, para que olhem para o homem do campo, que tanto precisa”, pediu.