Menu

Fortaleza celebra Dia de Iemanjá com festejos pela cidade

Para uns, dia de Iemanjá, para outros, dia da padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção. Este 15 de agosto, coroa o sincretismo religioso tão marcante na cultura brasileira. Tradicionalmente, a cidade vivencia festividades e cortejos que atraem milhares de fortalezenses e turistas.

A presidenta da União Espírita Cearense de Umbanda, Mãe Tecla de Tupinambá, explica o significado da festa de Iemanjá.

“Uma das homenagens mais importantes que existe aqui no estado do Ceará. Através da festa de Iemanjá, começou nos anos 30, nos anos 40, com o Manuel Rodrigues de Oliveira, começamos a poder ter uma manifestação de matriz afrobrasileira, porque naquela época era totalmente proibido. A gente tinha que ir para dentro da mata escura para poder cultuar a nossa religião. 15 de agosto é de suma importância para nós umbandistas, pois nos anos 40, Manuel Rodrigues de Oliveira escolheu essa data por conta do sincretismo religioso, per ser a data padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção”.

FESTA

A festa de Iemanjá é reconhecida como patrimônio imaterial da cidade. Há 60 anos se comemora, na Praia do Futuro, a manifestação que mantém viva a fé, a tradição e a cultura popular.

Iniciativa de povos de terreiro e entidades civis, religiosas e culturais de Fortaleza ligadas a religiões de matrizes afro-indígenas, a festa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema, e da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Coppir), da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), e do Governo do Ceará, por meio das Secretarias da Cultura (Secult Ceará) e da Igualdade Racial (Seir Ceará), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Mãe Tecla de Tupinambá destaca a figura de Iemanjá. “Iemanjá é a mãe de todos os orixás. Então, vem pessoas de todo o interior do estado, de outros estados para homenagear Iemanjá, para agradecer as graças recebidas com o tema desse ano ’60 anos de amor, luta e fé'”.

A programação começa às 8h. Haverá um cortejo com imagem da Rainha do Mar. As atividades prosseguem por todo dia na Praia do Futuro, com apresentações culturais, falas institucionais e rituais. Na Praia de Iracema, também haverá homenagens à Rainha do Mar.

PROGRAMAÇÃO

Entre os dias 10 e 17 de agosto de 2025, a cidade de Fortaleza recebe uma extensa programação em celebração a Iemanjá, com atividades culturais, oficinas, cortejos, giras e apresentações artísticas distribuídas por diversos territórios litorâneos da cidade, com acesso livre.

As atividades começam no domingo, dia 10 de agosto, com uma aula de yoga às 9h, na Praia do Poço da Draga. Na terça-feira (12/08), também no Poço da Draga, acontecem duas oficinas: Turbante, a coroa ancestral, às 18h, e Adereço e Indumentária de Exu, às 18h30.

Na quinta-feira (14/08, o destaque é o Expresso Dragão, edição especial Festa de Iemanjá, com saída às 16h da estátua de Chico da Matilde (Centro Dragão do Mar). A partir das 18h, na Av. Historiador Raimundo Girão com a Av. Rui Barbosa, próximo ao Magna Praia Hotel (Praia de Iracema), acontecem oficinas de percussão, apresentações culturais, cantos para os Orixás e gira em homenagem a Iemanjá, com o Centro Rei Dragão do Mar de Mãe Taquinha de Oyá. Simultaneamente, das 18h às 23h, a Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, também sedia gira, oferendas e apresentações artísticas.

Na sexta-feira (15/08), as atividades começam cedo, com o cortejo da imagem da Rainha do Mar, às 9h, saindo da União Espírita Cearense de Umbanda (Rua Castro e Silva, 920 – Centro) em direção à Praia de Iracema. A programação segue com apresentações do coletivo Afoxé Acabaca, com participação de Ivaldo Paixão e do Afoxé Filhos de Oyá, além de solenidade e entrega de oferendas, das 10h20 às 18h, na Av. Zezé Diogo, 2551 (próximo à Barraca Zé da Praia – Praia do Futuro).

Na Praia de Iracema, a programação se estende das 8h às 20h, com apresentações culturais, roda de samba, cortejo marítimo, gira de caboclo e oferenda de balaio para Iemanjá. Já no Poço da Draga, das 13h às 20h, acontecem feirinha, Caravana Cultural, shows com DJ Bugzinha, Afoxé Acabaca, cortejo de jangadas, o show “Filhas do Mar”, Dragaxé, DJ Thalu e gira de encerramento. Por fim, a Praia da Barra do Ceará, no Marco Zero, recebe mais uma gira e oferenda a Iemanjá, das 14h às 23h, encerrando a intensa programação da semana.