Menu

“Nada é mais importante que a vida dos policiais”, diz Elmano sobre confronto com criminosos

Em cerimônia realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), nesta quinta-feira (14), em Fortaleza, o governador Elmano de Freitas (PT) participou da formatura de 175 policiais militares. O grupo é formado por 146 homens e 29 mulheres. Com esta turma, já são 1.945 policiais militares nomeados desde 2023. No mesmo período, mais de 3 mil profissionais foram integrados às Forças de Segurança do Ceará.

REFORÇO NAS RUAS

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da nova etapa. “Hoje é um dia de felicidade. São 175 homens e mulheres promovidos para soldado, que irão reforçar as ruas. Vamos seguir com o trabalho de intensificação para as nossas forças de segurança, beneficiando a população”, afirmou, acrescentando que o Governo do Estado não mede esforços para diminuir os índices de violência e combater as organizações criminosas que atuam no Ceará.

Elmano de Freitas destacou que as estatísticas apontam diminuição nos crimes de morte, roubos, furtos, tráfico de drogas, além do aumento nos números de armas apreendidas e de prisões de suspeitos, principalmente integrantes de facções criminosas. Segundo o Governador, existe preocupação em dar segurança à população, bem como proteger a vida de cada agente das Forças de Segurança, com investimento na formação e treinamento para enfrentar os criminosos. “Nada é mais importante que a vida dos policiais”, afirmou.

Além dos policiais já nomeados, estão em andamento concursos para 2.050 vagas, sendo mil para a Polícia Militar (PMCE), 500 para investigador da Polícia Civil (PCCE), 100 para delegado e 450 para o Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE).

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, explicou que o novo efetivo será priorizado em áreas de maior vulnerabilidade, conforme os índices de criminalidade. “A atuação desta turma será concentrada nas áreas integradas de Fortaleza e Região Metropolitana, além de outros pontos onde identificamos carência de efetivo”, disse.

O comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, agradeceu pelo apoio na entrega de viaturas, ampliação do efetivo e melhores condições de trabalho. Segundo ele, essas medidas permitem concentrar o policiamento em áreas mais restritas e aumentar a segurança, contribuindo para a redução dos índices de criminalidade.

MAIS ESTRUTURA

Na gestão de Elmano de Freitas, já foram entregues 10 bases do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), nove delegacias, 949 viaturas, mais de 3,9 mil armas — entre pistolas, carabinas e submetralhadoras —, além de 12 mil equipamentos para uso diário dos profissionais.

A formação da nova turma começou em dezembro de 2024, com curso de 1.400 horas na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). O diretor-geral da instituição, delegado Leonardo Barreto, classificou o momento como de celebração e início de uma nova fase profissional.

O soldado Emanoel Denis Honório, 32, natural de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), contou que perseguiu o sonho de ser policial militar por mais de 10 anos. “Foi no limite da idade, mas era um objetivo que tinha que cumprir. Prometi para minha falecida mãe que conseguiria e eu consegui. O sentimento hoje é inexplicável”, disse.

A pernambucana Dalcirley Wilma da Silva, 30, também concretizou um objetivo antigo. Dois irmãos dela já fazem parte da PMCE. “Sempre quis trabalhar no Ceará. Tentei tantas vezes que perdi a conta. Hoje, sinto gratidão pelo processo, pelos incentivos e por ter alcançado essa meta”, afirmou.