Menu

Troca de “gelos baianos” na Bezerra de Menezes não vai interferir na faixa de ônibus, diz AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) declarou, em nota enviada ao Opinião CE, que a renovação da sinalização da Avenida Bezerra de Menezes, uma das mais movimentadas de Fortaleza, iniciada nesta terça-feira (12), não vai alterar as faixas de ônibus.

A ação substitui os blocos de concreto — popularmente conhecidos como “gelos baianos” — por tachões, ou “tartarugas”, nas faixas divisórias que separam o corredor de ônibus das demais pistas de tráfego.

Segundo a AMC, a medida não altera o direcionamento dos ônibus e tem como objetivo aumentar a segurança nos deslocamentos dos usuários.

REPERCUSSÃO

A retirada dos blocos gerou debates nas redes sociais. Em um vídeo publicado no portal Parquelândia Ordinária, um motorista criticou a mudança. “Vem um prefeito e diz que tem que ter o gelo baiano, paga milhões pelo gelo baiano, depois vem outro prefeito, arranca o gelo baiano, dizendo que não precisa do raio do gelo baiano”, reclamou.

Em nota, o órgão afirmou que cerca de 64 mil veículos, que circulam diariamente pela avenida, no trecho entre a Rua Padre Ibiapina e a Avenida Humberto Monte, serão beneficiados com a ação. A AMC reforçou que não haverá mudanças no fluxo de veículos nem na operação do transporte coletivo, mantendo a configuração viária atual. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos ainda este mês, incluindo melhorias no pavimento e na sinalização.