Começou, na última segunda-feira (11), a edição 2025 do Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) – Uma aventura através das memórias. O projeto promove um novo itinerário pela cidade de Fortaleza e é realizado pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS). Na programação estão oficinas de educação patrimonial em cinco bairros: Barra do Ceará, Henrique Jorge, Passaré, Luciano Cavalcante e Ancuri.
As atividades serão conduzidas por 10 facilitadores formados pela EAOTPS e devem envolver mais de 100 jovens residentes nas comunidades contempladas. Além da educação patrimonial, os participantes receberão formação em produção textual, uso de tecnologias digitais, linguagem audiovisual e estratégias de divulgação cultural nas redes sociais.
Durante a pesquisa de campo, os jovens realizam entrevistas com moradores e registros audiovisuais das referências culturais identificadas. O material será divulgado no perfil do Instagram @patrimonioparatodos.
Segundo a assessora pedagógica do projeto, Nayane Sena, o PPT fortalece o vínculo dos moradores com seus bairros e amplia a compreensão sobre a diversidade do patrimônio cultural.
“São os próprios moradores que identificam o que, em seu bairro, tem valor cultural — desde um lugar de importância afetiva até costumes, paisagens, personalidades populares e outras expressões do patrimônio”, explica.
Desde sua criação, o projeto já registrou mais de 600 referências culturais e envolveu mais de 1.600 jovens. Pelo segundo ano consecutivo, os participantes serão indicados por escolas estaduais de tempo integral dos bairros contemplados.
“Acreditamos que o PPT é uma iniciativa importante, que vem contribuindo para consolidar a educação patrimonial como política pública, integrando as secretarias da Cultura e da Educação”, afirma Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
O Patrimônio Para Todos já recebeu reconhecimento nacional, como o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o Prêmio Inventários Participativos, em 2023, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
A EAOTPS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
SERVIÇO – OFICINAS E PESQUISA DE CAMPO DO PROJETO PATRIMÔNIO PARA TODOS
-
BARRA DO CEARÁ – 11 a 18 de agosto, das 13h às 16:30h – EEMTI ESTADO DE ALAGOAS (Av. Pres. Castelo Branco, 5244 – Barra do Ceará, Fortaleza – CE)
-
HENRIQUE JORGE – 25 a 29 de agosto, das 13h às 16:30h – EEMTI PROF. PAULO FREIRE (Av. Senador Fernandes Távora, 1936 – Henrique Jorge, Fortaleza – CE)
-
PASSARÉ – 08 a 12 de setembro, das 13h às 16:30h – EEMTI INTEGRADA 2 DE MAIO (Av. da Saudade, S/n – Passaré, Fortaleza – CE)
-
LUCIANO CAVALCANTE – 22 a 26 de setembro, das 13h às 16:30h – EEMTI JOHNSON (Rua Gontran Giffoni, 461 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza – CE)
-
ANCURI – 06 a 10 de outubro, das 13h às 16:30h – EEMTI POETA OTACÍLIO COLARES (Rua Jorge da Veiga, 265 – Ancuri, Fortaleza – CE)
