A 7ª edição da Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Cine Miau segue em cartaz nesta semana em duas cidades cearenses: Fortaleza (13 e 14 de agosto) e Pacajus (12 a 16 de agosto). Com proposta educativa voltada para todas as infâncias, o projeto realiza sessões voltadas para estudantes da rede pública e abertas ao público, com entrada gratuita.
Além das exibições, haverá debates com os alunos e distribuição do Caderno Miau para professores — um e-book com ferramentas pedagógicas para estimular, em sala de aula, diálogos a partir das experiências audiovisuais vividas pelos estudantes.
PROGRAMAÇÃO
A Capital recebeu a abertura oficial no dia 7 de agosto, no Cineteatro São Luiz, com sessões para escolas e, no MIS – Museu da Imagem e do Som, para o público em geral.
Nesta semana, a programação continua com sessões para estudantes nesta quarta (13) e quinta-feira (14), no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), às 9h e 14h, e no Cinema do Dragão, às 14h.
PACAJUS
Em Pacajus, as sessões ocorrem de 12 a 16 de agosto. De terça a sexta (12 a 15), haverá sessões exclusivas para escolas públicas e projetos sociais, às 8h e 13h30, no Viramar Shopping Center (Sala 1), seguidas de debate sobre os filmes.
No sábado (16), a exibição será ao ar livre, na Praça Renato Aguiar, às 19h, aberta ao público. A sessão contará com a participação do mascote DJ Miau e exibirá os filmes Olá, Verão! (República Tcheca/França/Eslováquia), A Pipa (Eslováquia), Capitão Tocha (Brasil) e A Fadabruxa (Bélgica/Bulgária).
DIVERSIDADE
Ao longo de agosto e setembro, o Cine Miau passará ainda por Sobral (20 a 22/8), Morada Nova (27 a 29/8), João Pessoa-PB (1º a 7/9) e Pirapetinga-MG (16 a 21/9).
A mostra reúne 20 curtas-metragens de 12 países, incluindo produções de estudantes da rede pública de João Pessoa e Pirapetinga. Do Brasil, há filmes do Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, além de produções e coproduções da França, Eslováquia, Hungria, México, Holanda, Coreia do Sul, Portugal, Alemanha, República Tcheca, Bélgica e Bulgária.
SUSTENTABILIDADEA
Todas as sessões terão fones abafadores para pessoas com hipersensibilidade sonora. No Cinema do Dragão, haverá intérpretes de Libras, audiodescrição e legendagem descritiva. A programação completa está disponível no site www.cinemiau.com.br.
Com a bandeira carbono zero, a mostra calcula suas emissões de gases de efeito estufa e vai compensá-las com o plantio de mudas nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
REALIZAÇÃO
O 7º Cine Miau é realizado pelo Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e pelo Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, com patrocínio de empresas como Smurfit Westrock, Grupo Hope, CooperShoes e Democrata, além de parcerias institucionais e apoio de prefeituras, equipamentos culturais e instituições nacionais e internacionais.
