Menu

Fortaleza é eleito melhor base do Nordeste e figura entre as maiores do país

Foto: Gabriel Borges/ Fortaleza EC

O Fortaleza Esporte Clube foi reconhecido como o clube com a melhor categoria de base do Nordeste, segundo o ranking anual do Portal Brazuca, especializado na formação de atletas. O reconhecimento chega após um forte investimento no clube cearense, que tem colecionado títulos, convocações para a Seleção Brasileira e resultados expressivos no cenário internacional.

No ranking nacional, o Leão do Pici aparece na décima posição, somando 1.177 pontos, à frente de todos os clubes nordestinos. O desempenho é reflexo direto do trabalho desenvolvido no Centro de Treinamento Ribamar Bezerra, que hoje é considerado uma referência em estrutura e formação de atletas.

O ano de 2025 tem sido marcante para as categorias de base do Fortaleza. Em janeiro, o clube conquistou seu primeiro título internacional ao vencer o Bayern de Munique e levantar a taça da Eurocup Delfzijl Sub-13, na Holanda. Em junho, o feito se repetiu. A mesma categoria superou o Real Madrid nos pênaltis e conquistou a Internacional Cup San Barnaba, na Itália.

No cenário nacional, o Sub-20 do Laion avançou, pelo segundo ano consecutivo, para a segunda fase do Campeonato Brasileiro, ficando entre as oito melhores equipes do país. Nas categorias inferiores, o clube também brilhou, com títulos da Copa Seromo Sub-15 e Sub-16, além da Liga Ceará Sub-13.

Esses resultados somaram pontos importantes no ranking, assim como as convocações de João Lucas (Sub-17 masculino) e Greise (Sub-15 feminino) para a Seleção Brasileira, o que reforça o reconhecimento do trabalho formativo tricolor.

O sucesso da base do Fortaleza tem como base um planejamento estratégico bem definido e uma gestão voltada para o desenvolvimento completo dos jovens atletas. O diretor das Categorias de Base, Irlando Gomes, destaca a mudança de mentalidade e o alinhamento entre todos os setores do clube.

“A base do Fortaleza alcança, com orgulho, o posto de ser a melhor do Nordeste, fruto de um trabalho pautado em planejamento estratégico sólido e visão de longo prazo. A mudança de processos internos e a potencialização de uma nova cultura transformaram o ambiente formativo, criando condições para que nossos jovens talentos se desenvolvam plenamente“, afirmou.

O gerente das Categorias de Base, Erisson Matias, também celebrou a valorização do projeto. “A recente revisão dos critérios de avaliação corrige uma injustiça histórica, já que, há pelo menos dois anos, o Fortaleza é protagonista no cenário da base regional. Essa posição de destaque não é obra do acaso, mas resultado de disciplina, metodologia e investimento contínuo. A presença no Top 10 do ranking nacional reforça a força do nosso projeto e o respeito conquistado no Brasil. O Nordeste tem um novo líder na formação, e ele veste vermelho, azul e branco“, finalizou Erisson.