Com apoio do Ministério das Mulheres, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) vai realizar, entre os meses de agosto e novembro, o projeto Ecoinec Agroecologia Mulheres, iniciativa gratuita que visa beneficiar 120 mulheres com oficinas em agricultura urbana e geração de renda sustentável. O foco são mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.
O projeto será realizado no bairro Itaperi, em Fortaleza, na unidade experimental do Ecoinec, espaço de práticas de agroecologia urbana, com foco em sustentabilidade, educação ambiental e segurança alimentar.
As atividades terão início no próximo sábado (16) e incluem oficinas práticas, cursos de qualificação e participação em feiras para exposição e venda de produtos cultivados pelas participantes. As inscrições são limitadas e devem ser realizadas pelo WhatsApp, no número (85) 99179-8506.
ETAPAS DO PROJETO
A primeira fase oferece 120 vagas distribuídas em 12 turmas, com oficinas temáticas aos sábados, com os temas: Verde em Casa: Agricultura Urbana para Todos, nos dias 16, 23 e 30 de agosto e 6 de setembro; Solo Vivo: Compostagem Doméstica Sustentável, em 13, 20 e 27 de setembro e 4 de outubro; e Hortas Agroecológicas: Manejo Sustentável em Casa, em 11, 18 e 25 de outubro e 8 de novembro.
Na segunda etapa, das 120 mulheres, 50 serão selecionadas para o curso de Geração de Renda Sustentável e Inclusiva, com 64 horas-aula, também aos sábados, a partir de outubro. O conteúdo inclui formação em cidadania, empreendedorismo feminino e agroecologia aplicada.
Como culminância do projeto, as participantes terão a oportunidade de expor e comercializar suas produções em quatro feiras comunitárias, com estrutura e apoio do Inec, fortalecendo o protagonismo das mulheres no campo da economia verde e solidária.
Iniciativa do Inec, o projeto conta com o apoio de emenda parlamentar da deputada federal Luizianne Lins (PT), por meio do Termo de Fomento celebrado com o Ministério das Mulheres.
INEC
Organização da sociedade civil com 32 anos de atuação, o Inec é reconhecido pelo desenvolvimento de projetos socioambientais e de inclusão produtiva por meio de microfinanças, com foco na promoção da cidadania, da justiça social e do desenvolvimento sustentável.
