O curso Fábrica de Programadores – Aprendendo a Programar com Games e IA chega à sua quarta edição com a proposta de ensinar programação e desenvolvimento de jogos, o projeto agora inclui conteúdos sobre inteligência artificial (IA). A iniciativa é promovida pelo Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.
Voltado para jovens cearenses entre 15 e 29 anos, o curso é 100% digital, gratuito e na modalidade de ensino a distância. Com início marcado para 15 de agosto e encerramento em 24 de outubro, o curso oferece 12 módulos que abordam temas como algoritmos, fundamentos da programação, criação de jogos, IA, armazenamento de dados e programação com App Inventor. O conteúdo é apresentado em fascículos e videoaulas práticas, desenvolvidas por professores da UFC.
Segundo a professora Viviane Menezes, coordenadora de conteúdo do projeto e docente da UFC em Quixadá, o curso é uma forma acessível e lúdica de introduzir os jovens ao universo da tecnologia. “Os alunos aprendem conceitos de programação, jogos e inteligência artificial. Usamos uma ferramenta de programação baseada em blocos, que é própria para que alunos tenham o primeiro contato com programação”, explica a coordenadora.
Ao final da formação, os participantes desenvolverão um projeto de jogo próprio e apresentarão um vídeo explicativo. Os três melhores jogos serão premiados com notebooks e celulares, incentivando ainda mais a criatividade e o engajamento dos alunos.
As inscrições, que começaram na última segunda-feira (11), estavam previstas para ir até o dia 15, mas as 2 mil vagas disponíveis se esgotaram em menos de 24 horas, refletindo o alto interesse dos jovens cearenses pela área da tecnologia.
