Uma das promessas de campanha, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), entrega, nesta segunda-feira (11), às 10h30, o Centro de Diagnóstico Espaço Girassol Doutor Sávio Caldas Alencar. O equipamento será referência no atendimento a crianças e adolescentes com suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento e sofrimento psíquico.
O Espaço Girassol busca acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou com Síndrome de Down. Os equipamentos que serão instalados em Fortaleza, incluindo o inaugurado nesta segunda, funcionarão como ponto de apoio, proporcionando atendimento multidisciplinar e multiprofissional para crianças, jovens e adultos atípicos e para suas famílias.
A iniciativa tem inspiração no Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que foi implementado quando Evandro foi presidente da Casa. A iniciativa faz parte do programa municipal Saúde que Cuida, que integra o Plano Fortaleza Inclusiva.
O Centro de Diagnóstico Girassol conta com consultórios e espaços destinados a serviços de cidadania e apoio psicossocial. A unidade atenderá pacientes encaminhados pela Atenção Primária à Saúde, por meio de equipe multiprofissional. A capacidade total é de 3.300 atendimentos por mês, sete vezes mais do que o espaço anterior, e servirá como porta de entrada para os 12 Espaços Girassóis que serão instalados nas regionais.
