Menu

Projeto Baú de Leitura entregará 1.500 livros em comunidades de Fortaleza

O projeto Baú de Leitura chega aos 20 anos de atuação levando livros e incentivo à leitura para comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Ceará. Entre agosto e novembro de 2025, a iniciativa vai entregar 1,5 mil livros em diferentes territórios de Fortaleza, por meio do edital Prêmio Arte e Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). As ações incluem atividades culturais gratuitas para crianças, jovens e adultos.

Com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc, serão contemplados espaços culturais sem acervo literário ou com coleção reduzida. O foco está em organizações sociais, associações de moradores e grupos culturais. Além de fomentar bibliotecas comunitárias, o projeto busca criar novos pontos de leitura na Cidade.

PRIORIDADE

Neste ano, a ação vai atender principalmente comunidades que nunca receberam o Baú de Leitura. Cada local será contemplado com um acervo de 300 livros, composto por obras infantis, juvenis, clássicos da literatura mundial, histórias em quadrinhos e cordéis. Cerca de 30% das publicações são de autores e autoras cearenses.

A programação de doações inclui o Jangurussu, na quinta-feira (14); o Itaperi, em setembro, em uma comunidade de matriz afro-brasileira, o Cais do Porto e o Serviluz, na Semana da Criança, em outubro, e o Mondubim, no Dia da Cultura, 5 de novembro, no Mini Museu Firmeza.

Cada entrega será acompanhada de atividades como contação de histórias com o grupo Casa do Conto, rodas e mediação de leitura, bate-papos com autores, além de oficinas de produção de contos, poesia, música e desenho. Todas as ações serão gratuitas e abertas ao público.

O cronograma inclui capacitações para voluntários e mediadores de leitura. No dia 14 de agosto, a Biblioteca Cristina Poeta receberá oficina de contação de histórias com o escritor e narrador Almir Mota. Em setembro, a narradora Júlia Barros ministrará a Oficina de Dinamização de Acervos, na Biblioteca Herbênia Gurgel. Outubro será dedicado à musicalização e cantigas populares com Teddy Williams, no Cuca Jangurussu. Em novembro, a escritora Mara Monteiro conduzirá oficina de mediação de leitura na Biblioteca Dolor Barreira.

HISTÓRIA DO PROJETO

Em duas décadas, o Baú de Leitura beneficiou 456 instituições, incluindo bibliotecas comunitárias, associações e espaços de leitura na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e interior do Estado. Alguns espaços receberam também mobiliário e capacitação para melhor atender ao público. Entre os beneficiados estão comunidades indígenas, quilombolas e de pescadores, sempre com a meta de ampliar o acesso à literatura.

Segundo o coordenador-geral, Almir Mota, o trabalho busca fortalecer a leitura nas periferias e comunidades tradicionais. “Queremos ganhar novos leitores e colaborar para transformar a realidade da infância e da juventude”, afirmou.

COMO PARTICIPAR

Todas as oficinas são gratuitas e voltadas para voluntários e trabalhadores da cultura das bibliotecas comunitárias de Fortaleza, assim como para interessados em geral. As inscrições devem ser feitas pelo perfil da Casa do Conto no Instagram.