A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, será homenageada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Regional do Cariri (Urca).
A aprovação do título aconteceu por unanimidade na reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada na sexta-feira (8), presidida pelo reitor Carlos Kleber de Oliveira e com a relatoria da vice-reitora Socorro Vieira. A cerimônia de entrega está marcada para outubro, no Centro Cultural do Cariri, coincidentemente com uma agenda da ministra na região.
A trajetória de Marina Silva foi destacada pela forte ligação entre sua vida pessoal e sua dedicação à proteção do meio ambiente, principalmente da Amazônia. Para preparar a homenagem, foi formada uma comissão composta pelas professoras Roseli Barbosa e Francisca Clara de Paula, além do professor Francisco Cunha.
Nascida em um seringal no Acre, Maria Osmarina Marina da Silva Vaz de Lima, é uma das brasileiras mais reconhecidas atualmente no mundo. Ela também é historiadora, professora, psicopedagoga, ambientalista e política. Filia-se à Rede Sustentabilidade (Rede) e atuou como senadora pelo Acre entre 1995 e 2011. Disputou a Presidência da República em 2010, 2014 e 2018. Ao lado de Chico Mendes, participou da liderança do movimento sindical e conquistou o primeiro mandato como vereadora em Rio Branco, capital acreana, em 1988.
