Menu

Quase 480 agentes de Relações Comunitárias e Cidadania são empossados em Fortaleza

Neste sábado (9), o governador Elmano de Freitas (PT) e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), participaram da posse de 479 agentes de Relações Comunitárias e Cidadania (ARCCs), escolhidos em votação realizada entre 19 de maio e 3 de junho. A solenidade ocorreu no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro.

O encontro reuniu autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio), deputado federal Luiz Gastão (PSD); a primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão; o secretário municipal de Relações Comunitárias, André Barbosa; e o assessor especial de Relações Comunitárias do Estado, Frank Ranier, além de lideranças comunitárias.

Os ARCCs são representantes da sociedade civil escolhidos para defender as demandas das comunidades junto à Prefeitura de Fortaleza, levando à gestão municipal as principais necessidades das áreas onde vivem.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Elmano de Freitas destacou que a atuação dos agentes é fundamental para aproximar governo e população. “A necessidade do povo é urgente, e os agentes lidam com ela todos os dias. Quando ouvimos as lideranças comunitárias, a chance de o poder público acertar é maior”, afirmou.

A eleição deste ano teve recorde de participação, com 127.211 votantes em 78 locais espalhados pelas 12 regionais da Cidade.

Durante a posse, cada agente recebeu um kit com camisa, crachá, boné, ecobag, bloco de anotações, certificado e uma carteirinha do Sesc para acesso aos serviços da instituição.

VOZES DA COMUNIDADE

Para Luiz Gastão, presidente da Fecomércio, o trabalho social dos agentes contribui para diminuir distâncias. “Por meio das ações sociais, chegamos mais perto de quem mais precisa e promovemos inclusão”, disse.

A cozinheira Janaína Rodrigues, 50, representante do bairro Curió, na Grande Messejana, contou que já atuava informalmente na comunidade há 27 anos. “Estou feliz por estar formalizada e poder buscar melhorias para nossa comunidade. Desde a eleição, já cobram ações na saúde e na pavimentação de ruas”, relatou.

Outro empossado, Izaias Escóssio, 56, transformou a luta contra a insuficiência renal em motivação para ajudar o bairro Farias Brito. Após receber um transplante e atuar na Associação dos Pacientes Renais do Ceará, ele intensificou as reivindicações por serviços como posto de saúde e creche pública.

DIÁLOGO COM A GESTÃO

O secretário André Barbosa ressaltou a importância da troca com os representantes. “A Secretaria [de Relações Comunitárias] está nas comunidades, ouvindo os agentes que fazem o trabalho voluntário de escutar e levar demandas para transformar Fortaleza”, declarou.

Segundo ele, o objetivo é fortalecer o vínculo entre poder público e população, garantindo que as políticas públicas atendam às reais necessidades dos bairros.