Menu

Base-polo do Samu 192 Ceará de Quixeramobim é recertificada com reconhecimento internacional

A base-polo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, em Quixeramobim, no Sertão Central, recebeu novamente o Selo Diamante do ESO Angels Awards. O reconhecimento é parte de um programa internacional que avalia e certifica serviços de saúde pela excelência no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC).

Para o superintendente do Samu Ceará, Nilson Mendonça Filho, a conquista reforça o padrão de qualidade da equipe. “Mais uma vez, fomos reconhecidos com o Selo Angels Diamante, um dos maiores prêmios internacionais de atendimento ao AVC. Ele destaca serviços de emergência que atingem padrões de excelência no cuidado ao paciente”, afirmou.

A homenagem foi entregue na última quarta-feira (6), na Base Regional do Samu Ceará em Quixeramobim. O nível Diamante é a categoria máxima do prêmio e indica rapidez, precisão e integração eficiente com a rede hospitalar.

REFERÊNCIA NO NORDESTE

A primeira premiação ocorreu em dezembro de 2024, quando Quixeramobim se tornou a primeira cidade do Nordeste reconhecida como modelo internacional na promoção de cuidados ao AVC pelo Programa Angels.

O Samu Ceará conta com equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e socorristas. O serviço funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 192.

“Esse é um reconhecimento que nos enche de orgulho e de responsabilidade. Nosso compromisso é manter o padrão, evoluir e ampliar o acesso a um atendimento de excelência em emergências neurológicas”, declarou Nilson Mendonça Filho.

ORGULHO DA EQUIPE

O médico-interventor do Samu, Rodolfo Belmino, que atua desde 2019, destacou a importância da agilidade. “Sentimento de vitória e dever cumprido. É fruto de um trabalho árduo e técnico, pois sabemos que tempo é vida para pacientes com suspeita de AVC”, disse.

O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), também foi recertificado com o selo Diamante. O neurologista Victor Abreu, que liderou o projeto na unidade, ressaltou a importância da continuidade. “Não devemos relaxar. Precisamos seguir motivados para melhorar cada vez mais o tratamento do AVC agudo”, afirmou.

PROGRAMA ANGELS

O Programa Angels é uma iniciativa global que busca qualificar centros especializados no atendimento ao AVC. Na rede da Sesa, também possuem certificação os hospitais Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte; Regional Norte (HRN), em Sobral; e o Geral de Fortaleza (HGF).