Menu

Rouanet Nordeste: região receberá R$ 40 milhões do Governo Federal para investir em cultura

O Ministério da Cultura (MinC) lança o programa Rouanet Nordeste nesta quinta-feira (7), no município do Crato, no Ceará. O programa é em parceria com instituições como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Emgea, Petrobras, Serpro e Transpetro. Com um aporte inicial de R$ 40 milhões, a ação tem como foco descentralizar os investimentos culturais e promover a valorização da diversidade artística do Nordeste brasileiro, além de alcançar municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

A iniciativa representa um novo capítulo na política de democratização do acesso aos recursos da Lei Rouanet. O programa visa estimular o setor produtivo cultural em regiões historicamente menos contempladas, reforçando o compromisso do Governo Federal com a equidade no fomento cultural.

“O desenvolvimento de uma nação passa pela valorização do seu povo, da sua cultura e da sua diversidade. O Rouanet Nordeste será o maior edital desde a criação, em 2023, das parcerias com empresas públicas e privadas via Lei Rouanet”, afirmou a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Além do lançamento oficial, o Ministério da Cultura, em colaboração com o Serviço Social da Indústria (Sesi), dará início a uma série de oficinas de capacitação para agentes culturais da região. As formações serão oferecidas presencialmente em sete estados nordestinos, com apoio de equipes técnicas do MinC e do Sesi. Além disso, estão previstas transmissões online e conferências para ampliar o alcance das orientações.

O foco das oficinas é desenvolver habilidades técnicas para elaboração, submissão, execução e prestação de contas de projetos culturais via Lei Rouanet, facilitando o acesso tanto para novos quanto para experientes proponentes.

“Estamos expandindo o acesso aos recursos da Lei Rouanet para estados que historicamente receberam menos fomento. Nosso objetivo é fortalecer a cultura brasileira e demonstrar que o setor cultural é também um motor de desenvolvimento social e econômico”, destacou o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes.

O Ministério da Cultura e Sesi realizarão 10 oficinas, entre presenciais e virtuais, para a formação de agentes culturais no âmbito do programa Rouanet Nordeste. Confira:

  • 7/8: Oficina presencial na cidade de Crato (CE);
  • 9/8: Oficina presencial na cidade de Fortaleza (CE);
  • 11/8: Oficina presencial na cidade de Salvador (BA);
  • 18/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de São Luís (MA);
  • 20/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Recife (PE);
  • 22/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Teresina (PI);
  • 27/8: Oficina presencial com transmissão virtual na cidade de Natal (RN);
  • 29/8: Oficina presencial na cidade de Aracaju (SE);
  • 1/9: Oficina virtual de tira-dúvidas;
  • 2/9: Oficina virtual de tira-dúvidas.