Com o foco em capacitação, o Ceará ampliou seu contingente de profissionais qualificados para o setor de tecnologia. Na noite da última quarta-feira (06), foi realizada a cerimônia de formatura de mais uma turma do projeto Geração Tech, que certificou 1.792 participantes no curso de Desenvolvimento Full Stack. A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará).
O evento ocorreu no auditório Waldyr Diogo, na sede da FIEC, e contou com a presença de autoridades e representantes das instituições envolvidas. Na ocasião, o diretor de Fomento da Adece, Luis Eduardo Barros, destacou o papel estratégico da formação gratuita de profissionais para atender às demandas do mercado tecnológico cearense.
“Nossos esforços vão além da capacitação. Com o objetivo de promover conexões diretas entre os talentos formados e empresas cearenses, estamos facilitando o recrutamento de profissionais como vocês, prontos para contribuir com a transformação digital e inovação das empresas locais”, afirmou.
Barros também anunciou o Recruiting Day, feira de empregabilidade prevista para setembro, e antecipou que a próxima fase do projeto, o Geração Tech 3.0, já está em desenvolvimento. “No mês de setembro, realizaremos aqui, na FIEC, o Recruinting Day. Será uma feira de empregabilidade e uma oportunidade de apresentá-los para as empresas locais”, concluiu.
A segunda edição do Geração Tech atraiu mais de 4 mil interessados. Entre os formandos, 1.616 concluíram o curso na modalidade online e 176 participaram da versão presencial. Destaque para os 172 projetos online e 12 presenciais que obtiveram nota máxima, além dos 1.307 alunos que alcançaram 100% de frequência.
A próxima etapa do projeto, Geração Tech 3.0, terá início ainda neste trimestre e trará novidades. Além da continuidade da trilha de Desenvolvimento Full Stack, a nova fase incluirá formações voltadas à Inteligência Artificial Generativa e ao desenvolvimento de soft skills para programadores, com o objetivo de alinhar a capacitação às exigências atuais do setor tecnológico.
