A Prefeitura de Fortaleza recebeu, nesta quarta-feira (6), no Theatro José de Alencar, a abertura do Encontro Nacional Urban95, iniciativa global da Fundação Van Leer, em parceria com o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e do projeto Descobrir Brincando. O evento segue até esta sexta-feira (8) e reúne gestores públicos de 65 cidades, além de especialistas e parceiros técnicos de diversas áreas.
A programação inclui palestras e visitas técnicas a espaços urbanos transformados por iniciativas voltadas ao desenvolvimento infantil. A abertura foi feita pelo pediatra e ativista pela infância, Daniel Becker, referência nacional na defesa dos direitos das crianças. Nos dias seguintes, os participantes visitarão equipamentos da cidade que refletem a aplicação prática de políticas públicas para a primeira infância, como microparques urbanos e a Cidade da Criança.
Os microparques foram uma das iniciativas da Fundação Van Leer junto ao LabiFor (Laboratório de Inovação de Fortaleza), projeto que busca atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas, com o objetivo de aumentar áreas verdes da cidade.
O LabiFor identificou, em 2020, lotes potenciais para transformação em espaços naturais ou áreas verdes para brincar, principalmente em zonas mais periféricas de Fortaleza.
O objetivo é aproximar a agenda da criança ao planejamento urbano e às políticas públicas intersetoriais, com base em evidências, escuta qualificada e cooperação entre diferentes áreas.
“Cuidar das nossas crianças desde os primeiros anos é investir no presente e no futuro de uma Fortaleza mais justa, humana e resiliente”, afirmou a primeira-dama Cristiane Leitão.
A Fundação Van Leer, responsável pela iniciativa do evento, é uma organização holandesa independente que atua globalmente desde 1949 para promover sociedades inclusivas. O encerramento do encontro contará com palestra de Kaká Werá, escritor e ambientalista do povo Tapuia.
