A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) anunciou, nesta quarta-feira (7), a nomeação da bailarina, atriz, performer, coreógrafa e diretora Silvia Moura como nova gestora dos Teatros São José e Antonieta Noronha. Com uma carreira de mais de 50 anos dedicados às artes cênicas, Silvia é reconhecida por sua trajetória na dança contemporânea, na militância cultural e na formação artística no Ceará.
Silvia Moura iniciou sua atuação artística em 1974 e foi uma das fundadoras da Edisca (Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Crianças e Adolescentes). Ela também integrou o Grupo de Dança Dora Andrade, além de criar o Grupo Em Crise e o Centro de Experimentações em Movimentos (CEM).
Sua contribuição ao cenário cultural cearense inclui ainda a presidência da Federação de Teatro Amador do Ceará (Festa), nos anos 1990, e da Associação de Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança), em 2015.
Com trajetória marcada por uma intensa produção artística e atuação em educação, produção e difusão das artes cênicas, Silvia desenvolve obras que buscam provocar reflexões sobre o papel social da arte e os desafios contemporâneos.
A nova gestora do Teatro São José tem forte atuação política no campo cultural, sendo defensora histórica dos direitos dos trabalhadores da cultura e da ampliação do acesso à arte. Já ocupou assentos no Conselho Estadual de Políticas Culturais, no Conselho Nacional de Políticas Culturais e no Colegiado Setorial de Dança do Ministério da Cultura.
Também é voz ativa no Fórum de Dança do Ceará e referência no Movimento Arte e Resistência (MAR). Atualmente, integra o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) da Secultfor.
