Menu

Alece entregará medalha Paulo Benevides a figuras de destaque no Direito e defesa da Democracia

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza, na próxima segunda-feira (11), às 18h, no auditório João Frederico Ferreira Gomes (Anexo II), a sessão solene de entrega da Medalha Paulo Bonavides.

A solenidade é mais que especial: além de contar com personalidades importantes a serem homenageadas, marca a primeira edição da honraria, criada no ano do centenário de nascimento de Paulo Bonavides — jurista, jornalista e cientista político cearense que influenciou profundamente o pensamento constitucional do País.

A medalha foi instituída pela Casa visando o reconhecimento desses seres que dedicam a vida na esperança de uma sociedade mais justa e igualitária.

Quatro grandes nomes do Direito brasileiro serão honrados: a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); o procurador do município de Fortaleza e professor universitário Martônio Mont’Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco; e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Teodoro Silva Santos.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), pretende manter a cerimônia como evento anual, sempre no dia 11 de agosto, em alusão ao Dia da Advocacia, e deverá, a cada edição, reconhecer quatro nomes do meio jurídico cearense ou nacional que tenham colaborado de forma significativa em defesa do Direito no Brasil.

“A Medalha Paulo Bonavides é um gesto simbólico, mas de grande valor, para celebrar e reconhecer aqueles que se dedicam à justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito. A cada ano, queremos valorizar a contribuição de juristas que, como Bonavides, ajudam a construir um país mais justo e institucionalmente forte”, destacou Aldigueri.