Menu

COP 30: governadores nordestinos defendem Caatinga no foco das discussões

Foto: Divulgação/Consórcio Nordeste

Os governadores dos estados nordestinos defenderam, durante Assembleia do Consórcio Nordeste nesta terça-feira (5), que a Caatinga esteja no foco das discussões na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) deste ano de 2025, a 30ª edição do evento, que ocorre no dia 21 de novembro em Belém-PA.

O encontro do Consórcio, em Brasília, contou com a presença da vice-governadora Jade Romero (MDB), que representou o estado do Ceará na ocasião. Os entes dos Executivos nordestinos também discutiram a participação das Unidades da Federação (UFs) para a COP 30.

Como já havia informado a secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, Vilma Freire, ao Opinião CE, deve ter destaque, na Conferência, o Fundo Caatinga, que está em pauta no Congresso Nacional e que visa a destinação de recursos para a conservação e o desenvolvimento sustentável na região.

Segundo Vilma, o maior problema, atualmente, é saber de onde conseguir aportar recursos para o Fundo, mas ela frisou estar com boas expectativas para que o aporte seja viabilizado, inclusive com a possibilidade de outros países aderirem à transferência dos recursos.

“Com certeza isso vai acontecer. Vão ter países que vão aderir a esse fundo. Estamos indo com a expectativa lá em cima, vamos trabalhar bastante nos próximos dias”, disse.

ENCONTRO PREPARATÓRIO EM FORTALEZA

Na Assembleia do Consórcio Nordeste, também foi confirmada a realização de encontro preparatório para a COP 30 em Fortaleza, no mês de setembro. Na ocasião, serão discutidas formas de fortalecer a liderança do Nordeste na transição ecológica e na justiça climática. 

O prefeito da capital cearense, Evandro Leitão (PT), já havia anunciado a realização da conferência. O anúncio foi feito durante o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (ForClima), promovido pela Prefeitura no Cuca Mondubim.

“O cuidado com o meio ambiente é urgente e fundamental para promover justiça social. Ao sediar uma pré-conferência, Fortaleza antecipa discussões que serão centrais na COP30. Nosso compromisso com a sustentabilidade se consolida em espaços de reflexão e troca de conhecimentos, como o ForClima e a própria COP”, afirmou ele, à época.