Menu

Presidente da Alece anuncia concurso, obras e ações contra a fome no segundo semestre

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), respondeu a perguntas de seguidores e seguidoras em seu perfil pessoal no Instagram. No quadro “Papo Reto com Romeu”, o parlamentar detalhou ações previstas para o segundo semestre de 2025, incluindo concurso público, programas sociais, investimentos em infraestrutura e educação.

Questionado pela seguidora Fafá Aragão sobre novos concursos da Alece, Aldigueri afirmou que será lançado um edital ainda neste semestre. Segundo ele, todas as pessoas que estavam no cadastro de reserva já foram convocadas, o que abre espaço para novas vagas.

Entre as perguntas mais inusitadas, uma delas foi sobre o que faria se tivesse um superpoder. O deputado respondeu que acabaria com a fome no mundo. Ele aproveitou o tema para lembrar que o Ceará tem tradição em políticas humanitárias e citou que o Estado aboliu a escravidão quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

PROGRAMAS SOCIAIS

Na mesma linha, o presidente da Alece destacou o programa Ceará Sem Fome, coordenado pela primeira-dama Lia de Freitas. Ele reforçou que a proposta vai além do assistencialismo e inclui capacitação para o primeiro emprego e cursos de requalificação profissional.

Ao falar sobre projetos voltados ao Interior, Aldigueri citou o Ceará de Valores, iniciativa voltada à formação de jovens com cursos presenciais e on-line. “Queremos tirar a juventude da bolha do fascismo, abrir os horizontes”, afirmou o parlamentar.

Romeu Aldigueri também comentou os investimentos em infraestrutura. Lembrou da inauguração do Hospital Regional de Itapipoca, do Hospital de Traumatologia e Ortopedia em Acaraú, de novos campi da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Acaraú e Camocim, além do novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE) em Camocim.

As obras em andamento incluem o campus da UVA em Granja, novas rodovias no Vale do Acaraú, Litoral Oeste e Serra da Ibiapaba, além da futura unidade da Perícia Forense (Pefoce) em Tianguá. Ao encerrar a transmissão, o presidente da Alece exaltou o papel do governador Elmano de Freitas (PT) no avanço das políticas públicas no Ceará.