Menu

Semana da Amamentação: União libera R$ 40 milhões para bancos de leite

O investimento chega com o início do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno-Foto: Reprodução/ Agência Gov

Em comemoração ao Dia Mundial da Amamentação, celebrado na última sexta-feira (1º), o Ministério da Saúde anunciou um investimento de R$ 40,6 milhões destinado à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR). No total, 226 unidades distribuídas por todo o país serão beneficiadas com os recursos, que visam qualificar e ampliar os serviços oferecidos à população. A medida foi oficializada por meio da Portaria GM/MS nº 7.648, publicada na mesma data.

“Iniciamos a Semana Mundial da Amamentação com a liberação destes recursos para fortalecer os Bancos de Leite Humano, mantendo o Brasil como referência mundial. Amamentar é um gesto que vai além da nutrição. É um ato de cuidado, vínculo e saúde, com impactos positivos para o bebê e a mãe”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O anúncio marca o início do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha se inspira na chamada “Hora Dourada” e é celebrada em mais de 120 países. O Brasil se destaca internacionalmente pelo forte engajamento da sociedade na promoção da amamentação.

Neste ano, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM), realizada entre os dias 1º e 7 de agosto, traz o tema “Priorize a Amamentação, crie sistemas de apoio sustentáveis”. A campanha do Ministério da Saúde busca sensibilizar a população por meio das redes sociais, com foco na criação de ambientes acolhedores que incentivem a amamentação exclusiva até os seis meses de vida, e complementar até os dois anos ou mais.

A expectativa é que a ação digital contribua para informar sobre os benefícios do aleitamento materno, além de mobilizar cidadãos, profissionais de saúde e instituições públicas e privadas na construção de redes de apoio às mães em todas as regiões do país. O público-alvo inclui mulheres em idade fértil, gestantes, lactantes e seus familiares.

BRASIL EM DESTAQUE

O Brasil possui a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo. Vinculada ao Ministério da Saúde por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é considerada uma estratégia fundamental das políticas nacionais de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, bem como da atenção integral à saúde da criança.

Com os novos recursos, as unidades poderão investir na aquisição de equipamentos e na realização de serviços essenciais para o funcionamento dos bancos, como coleta, processamento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. Estão previstas ainda ações de mobilização social, comunicação e atendimento direto às famílias.

Os bancos de leite são fundamentais para garantir a oferta de leite humano a recém-nascidos prematuros ou de baixo peso internados em UTIs neonatais. Além disso, oferecem suporte e orientação para que mais mulheres consigam amamentar com segurança e tranquilidade.