Menu

“Muitos desafios, mas avançamos muito”, diz Evandro ao apresentar balanço do 1º semestre

Prefeito Evandro Leitão, em visita à CMFor. Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), apresentou nesta sexta-feira (1º) o balanço dos trabalhos da gestão municipal durante o primeiro semestre deste ano de 2025. Conforme afirmou o chefe do Executivo, apesar de ainda existirem muitos desafios, já foi possível avançar muito com as entregas e as políticas anunciadas para a população fortalezense.

Evandro apresentou os trabalhos dos primeiros seis meses durante sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos para a segunda metade de 2025, na Câmara de Fortaleza (CMFor).

Dentre as medidas que o prefeito destacou estão a revogação da Taxa do Lixo, o programa Fortaleza Inclusiva, a revisão do Plano Diretor e demais compromissos de campanha, como os Espaços Girassol, a ampliação do efetivo da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a descentralização dos eventos culturais.

De início, em seu pronunciamento, o prefeito destacou a importância de realizar a prestação de contas para os vereadores e para a população da capital cearense e afirmou que, na gestão municipal, “diálogo, escuta ativa e respeito à institucionalidade democrática” são ferramentas que têm sido pautadas para a realização dos trabalhos.

“Não quero passar quatro anos na prefeitura, eu quero marcar. Quero marcar uma gestão que escute todas e todos. Marcar uma gestão não com obras faraônicas, mas uma gestão que respeite a população e escute aquele e aquela que necessitam de ação do poder público. Esse é o legado que quero deixar”, afirmou.

BALANÇO DO SEMESTRE

Ao apresentar o balanço do semestre, Evandro destacou o trabalho gradual de retomada das obras que estavam paralisadas. Segundo ele, sua gestão vai retomar “com responsabilidade” para entregar todos os equipamentos que estão com sua construção paralisada.

Outro ponto que teve destaque foi sobre a autonomia das 12 Regionais da cidade. Ações que antes eram de responsabilidade de pastas como a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) vão passar para as Regionais.

O gestor também citou o trabalho de climatização das escolas da rede municipal, que, segundo ele, estarão todas as 621 climatizadas até o final do seu mandato, em 2028. Atualmente, mais 71 escolas já estão passando pelo processo de climatização, chegando a um percentual de 30% do total, dobrando os 15% anteriores.

Já sobre a obra da Praça do Ferreira, no Centro, a previsão é de que a entrega seja no dia 15 de novembro, já que, no dia 27 do mesmo mês, o espaço receberá o Natal de Luz. A reforma acontece em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL).

Em relação ao trabalho na GMF, o prefeito destacou o chamamento de 254 profissionais concursados, que também passaram por qualificação. Outros 254 serão chamados no primeiro trimestre do próximo ano. Também no âmbito da segurança, o gestor lembrou da criação dos pelotões da Guarda em cada Regional.

Outra promessa de campanha, o Espaço Girassol, de atendimento de crianças neurodivergentes, também está saindo do papel. Serão 12 unidades – uma em cada Regional – e um Centro de Diagnóstico, para fazer a avaliação dos jovens, que, posteriormente, serão encaminhados para as unidades. O Centro será inaugurado no próximo dia 11 deste mês de agosto e, ainda neste mês, há previsão para inaugurar o primeiro espaço, na Regional 5.

Outros programas que receberam destaque de Evandro foram o Trabalho Tá na Pista – de recuperação das vias da cidade – e o Mutirão Limpa Fortaleza – para a limpeza urbana. Sobre o primeiro, lançado recentemente, ele lembrou que serão 800 mil m² de asfaltamento nas principais vias da capital cearense. Ele utilizou o seu momento, aliás, para fazer crítica à pavimentação sem a realização de drenagem, situação que ele disse ter encontrado em alguns locais da cidade.

“Não adianta fazer os tijolinhos, que eu vou fazer também, se não fizer drenagem. Com esta quadra chuvosa, muitos desses intertravados saíram. Digo isso pois estou andando a cidade. Agora, temos que fazer a drenagem para colocar o intertravado”, afirmou, em crítica à gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT).

Sobre o Mutirão Limpa Fortaleza, ele ressaltou a limpeza de 147 canais, 26 lagos e 7.728 bocas de lobo, realizadas neste primeiro semestre. “Evitou muitas inundações. Acabou? Óbvio que não. Mas mitigou”, frisou. Ele pontuou que a limpeza continuará sendo realizada e que, nos próximos 90 dias, sairão “boas notícias” em relação às lagoas de Fortaleza.