Menu

Com 30 novos leitos de UTI e 36 para enfermaria, Prefeitura entrega ampliação no IJF

A Prefeitura de Fortaleza entregou, nesta quinta-feira (31), a ampliação do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF). Na unidade de saúde, serão acrescidos 66 novos leitos, sendo 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros 36 para a ala de enfermaria.

A reestruturação do hospital, conforme a gestão municipal, foi fruto de articulação com o Governo do Ceará e com o Governo Federal. As obras contaram com um investimento de R$ 9,8 milhões. Ainda de acordo com a Prefeitura, os novos leitos seguem as normas sanitárias mais recentes e estão equipados com aparelhos modernos.

Durante a solenidade, o prefeito Evandro Leitão (PT) lembrou a situação em que recebeu o IJF da gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT).

Em seu pronunciamento, ele destacou que a capacidade de internação na UTI está sendo ampliada em 50%. Se até então eram 60 leitos para terapia intensiva, agora serão 90. Ele ressaltou ainda o trabalho que vem sendo feito com os medicamentos.

“Além disso, estamos entregando mais 36 leitos de enfermaria. A situação dos medicamentos também foi normalizada. Quando assumimos, a cobertura era de apenas 20%; hoje, contamos com mais de 90% de oferta, resultado direto do trabalho das nossas equipes e das parcerias firmadas”, afirmou.

O prefeito destacou a contratação de novos profissionais para reforçar a rede municipal de saúde. Mais de mil profissionais deverão ser integrados como parte do programa Saúde que Cuida. “Nós vamos convocar 82 aprovados no último concurso para o IJF”, disse.

Também serão convocados 411 aprovados no concurso da Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor) e 260 profissionais aprovados no concurso para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs).

“Com essas ações, ampliaremos em mais de mil o número de profissionais de saúde, que serão distribuídos por toda a rede municipal”, completou.

O governador Elmano de Freitas (PT), presente na solenidade, elogiou o comprometimento da Prefeitura na reestruturação da saúde e reforçou o apoio à gestão da Capital. “Fica evidente o grande esforço do prefeito Evandro em qualificar o que é a maior preocupação do povo de Fortaleza: o serviço de saúde. Ele está aumentando em 50% o número de leitos de UTI para atender o nosso povo”.

Leia mais | No IJF, Elmano critica ex-prefeito Sarto por “disputas eleitoreiras” e elogia “humildade” de Evandro

Durante a cerimônia, também foi assinada portaria formalizando o repasse de R$ 180 milhões do Governo Federal para a saúde de Fortaleza, anunciado no último dia 4 de julho.