Menu

Estudo propõe fim dos lixões em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza

A Agência de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental de Fortaleza (ACFor) apresentou, nesta terça-feira (29), um estudo preliminar sobre o encerramento dos lixões ao Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B (CPMRS/RMB).

O consórcio reúne os municípios de Guaiúba, Chorozinho, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Ocara e Pacajus. A reunião técnica aconteceu no auditório da ACFor e contou com a presença de secretários e técnicos das cidades envolvidas, além da prefeita de Guaiúba e presidente do consórcio, Izabella Teixeira (PSB), e do superintendente Elano Damasceno.

PLANO REGIONAL

Segundo o conselheiro-presidente da ACFor, Paulo Henrique Lustosa, o estudo propõe um destino adequado para os rejeitos produzidos nos municípios. A proposta inclui estratégias como coleta seletiva, encerramento dos lixões, reaproveitamento de estruturas já existentes e melhorias logísticas. A expectativa é reduzir custos e os impactos ambientais, além de aprimorar a gestão de resíduos.

Com a apresentação do plano, os municípios consorciados devem iniciar tratativas internas para avaliar a viabilidade de implementação. O documento já possui um cronograma preliminar de execução.

Para a prefeita de Guaiúba, Izabella Teixeira, a iniciativa reforça o compromisso regional com o meio ambiente.

É muito importante a união dos municípios, por meio do consórcio da Região Metropolitana, para que possamos efetivar políticas públicas ambientais. Implementar esse conjunto de medidas — que inclui coleta seletiva e logística reversa — é um passo essencial para erradicar os lixões e melhorar o tratamento dos resíduos sólidos. Podemos ser modelo para o Estado e até para o País“, afirmou a gestora.

O Consórcio Público de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B foi criado em 2018 com o objetivo de buscar soluções integradas para os problemas de resíduos sólidos e contribuir com a preservação ambiental nos municípios participantes.