A Prefeitura de Caucaia estará presente no 4º Encontro Nacional Urban95, iniciativa global que apoia gestões municipais nas políticas públicas para a primeira infância. Entre os dias 6 e 8 de agosto, o evento acontece em Fortaleza. Além da cidade da Região Metropolitana da capital cearense, outros 64 municípios brasileiros vão estar presentes.
Representantes de Caucaia, como a primeira-dama Érika Amorim (PSD), farão visitas técnicas a projetos que são referência em Fortaleza, participarão de debates com especialistas e trocarão experiências com outras cidades que assumiram o mesmo compromisso de priorizar a primeira infância em suas ações e políticas públicas.
Conforme a Prefeitura, os aprendizados adquiridos serão fundamentais para transformar a cidade em um espaço mais acolhedor para crianças de até 6 anos e suas famílias.
“A primeira infância é um compromisso que tem sido abraçado por toda a gestão, de forma intersetorial. Precisamos pensar a cidade de uma maneira que acolha as nossas crianças, com políticas que garantam desenvolvimento e bem-estar. Esse olhar atencioso, hoje, faz toda a diferença na vida delas e de suas famílias”, destacou Érika.
Além de gestores e técnicos dos municípios, o evento vai contar com as participações especiais do pediatra e sanitarista Daniel Becker, na abertura, e do escritor e ambientalista Kaká Werá, no encerramento.
A programação inclui visitas a espaços como o Parque Cidade das Crianças e os microparques de Fortaleza, que mostraram, na prática, como pequenas intervenções urbanas podem criar grandes impactos no desenvolvimento das crianças.
REDE URBA95
A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer que apoia líderes municipais a transformar suas cidades em aliadas da primeira infância. No Brasil, é coordenada pelo CECIP e reúne municípios comprometidos em criar espaços e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados a bebês, crianças pequenas e suas famílias.
Caucaia faz parte da Rede Urban95 desde o início deste ano e recebe ajuda especializada para tornar praças, ruas e serviços públicos acolhedores para crianças pequenas e suas famílias.
De acordo com a gestão municipal, os profissionais da Prefeitura participam de capacitações e trocam experiências com outras cidades que também priorizam políticas públicas para a primeira infância.
