Menu

Ceará abre inscrições para formação e capacitação técnica em IA

O objetivo é aliar competências técnicas e empreendedoras em IA, a fim de atender às demandas da transformação digital. Foto: UFC

O Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) estão com inscrições abertas, até 22 de agosto, para capacitação técnica, empreendedora e gratuita em inteligência artificial (IA), uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho.

A formação é voltada para estudantes e profissionais já formados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de ciência da computação, engenharia da computação, sistemas de informação, engenharia elétrica, engenharia eletrônica e áreas afins, de universidades de todo o Brasil.

O objetivo é aliar competências técnicas e empreendedoras em IA, a fim de atender às demandas da transformação digital.

A iniciativa é ofertada no âmbito dos Programas e Projetos de Interesse Nacional (PPIs) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e é resultado de uma parceria entre a UFC, a FDTE, a SiDi – Intelligence & Innovation Center e a Associação pela Excelência do Software de Campinas – Núcleo Softex Campinas (NSC).

COMO VAI FUNCIONAR

A primeira etapa da capacitação é de natureza teórica (fase I). Serão selecionados 220 alunos, que irão realizar um curso com carga horária de 360 horas e duração de cinco meses.

As aulas teóricas terão formato remoto e síncrono, por meio de plataformas de videoconferência e/ou ambientes virtuais de aprendizagem. As disciplinas serão ministradas simultaneamente pela UFC e pela FDTE, com corpo docente distinto entre as instituições.

O foco do curso é ensinar técnicas de ciência de dados, IA, aprendizado de máquina e visão computacional, a fim de serem aplicadas a negócios de diferentes áreas, tais como indústria, medicina, saúde, energia, comércio, entre outras.

Os 50 alunos com melhor desempenho (média geral das disciplinas) na capacitação teórica serão convidados a participar da residência tecnológica em IA (fase II).

A fase II consistirá no desenvolvimento de projetos práticos, com acompanhamento de mentoria especializada, acesso a recursos tecnológicos avançados de IA, colaboração e networking de inovação e pagamento de bolsas de R$ 1.800 mensais por um período de até dez meses.

O objetivo é fazer com que os alunos sejam inseridos no dia a dia de empresas desenvolvedoras de soluções de IA e possam ampliar seus conhecimentos na dinâmica de trabalho dessas organizações.

Além disso, é necessária dedicação exclusiva ao programa (40 horas semanais).

INSCRIÇÕES

As inscrições começaram na última sexta-feira (25) e seguem até o dia 22 de agosto, via formulário eletrônico.

As pessoas interessadas devem ter currículo cadastrado na plataforma Lattes e anexar ao formulário os comprovantes de formações que constem no currículo.

Os critérios de seleção, o cronograma e os demais detalhes do processo seletivo e da capacitação devem ser conferidos no edital da capacitação.