Menu

Senadora Augusta Brito revela possibilidade de disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026

Augusta Brito ocupa cadeira no Senado desde 2023 e construiu trajetória voltada à defesa de direitos sociais, à educação e à igualdade de gênero. Foto: Hellynara Fernandes/ Opinião CE

A senadora Augusta Brito (PT) revelou que pode ser candidata a deputada federal para as eleições do próximo ano. Atualmente, a parlamentar ocupa cadeira na Câmara Alta do Congresso Nacional por ser a primeira suplente de Camilo Santana (PT), eleito senador, mas que se licenciou para assumir o Ministério da Educação (MEC) do presidente Lula (PT).

“Aprendo bastante com ele [Camilo Santana], com a sua serenidade e sua coragem. Ele trabalha muito. Essa oportunidade no Senado é tudo conversado com ele, e estamos na expectativa também de contribuir junto à Câmara de Deputados”, disse Augusta, em entrevista à rádio Voz FM.

“Para mim, o maior líder dos últimos tempos da política, não só da política cearense, mas está se transformando num dos grandes líderes da política brasileira”, acrescentou.

Augusta está no Senado desde o início de 2023, quando assumiu o posto de Camilo. Como deputada estadual, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, foi a primeira mulher líder do Governo na história da Casa. Ela também já foi prefeita de Graça, município na Região da Serra da Ibiapaba, por dois mandatos, entre 2005 e 2013.