Menu

Unidade móvel coleta mais de 2 mil bolsas de sangue em 10 cidades cearenses

Desde março de 2024, a unidade móvel de doação de sangue do Instituto Pró Hemo Saúde (IPH) percorre o interior do Ceará com o projeto Caravana Solidária. A iniciativa já passou por 10 municípios e resultou na coleta de 2.005 bolsas de sangue, além de 76 cadastros de doadores de medula óssea, até março de 2025.

O veículo foi adquirido com recursos de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Denis Bezerra (PSB), atual secretário das Relações Federativas do Governo do Ceará. A parceria entre o IPH e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) tem ampliado o acesso à doação voluntária de sangue e medula fora da Capital.

A unidade móvel percorreu as cidades de Marco, Croatá, Moraújo, Sobral, Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Fortaleza, Aracatiaçu e Maranguape. Esses atendimentos integram as chamadas coletas externas do Hemoce, que incluem ações em shoppings, eventos e campanhas comunitárias.

ALCANCE REGIONAL

Somadas, essas coletas externas chegaram a 55.363 bolsas de sangue desde o início das atividades do equipamento móvel. No total, a rede pública de hemoterapia do Ceará coletou 120.607 bolsas no período, sendo quase metade proveniente das ações fora dos postos fixos.

Com novas agendas programadas, a Caravana Solidária segue ativa em diferentes regiões do Estado, fortalecendo a cultura da doação voluntária. Os dados são do IPH e do Hemoce.

“Ficamos muito felizes em contribuir com a promoção da doação de sangue no Estado, em conjunto com o Hemoce. Agradecemos também ao ex-deputado Denis Bezerra pela emenda que nos permitiu adquirir essa unidade móvel”, afirmou Evandro Castro e Silva, diretor-executivo do Instituto Pró Hemo Saúde.

FINANCIAMENTO PÚBLICO

A unidade foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1.537.292,21, destinada por Denis Bezerra entre os anos de 2020 e 2022, enquanto ocupava uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Em visita recente à sede do IPH, em Fortaleza, o atual secretário acompanhou os resultados do projeto e reafirmou o compromisso com a ampliação das políticas públicas de saúde no interior do estado. Durante o encontro, conversou com a equipe técnica responsável pela operação do veículo e destacou os avanços obtidos.

“Com estrutura adequada e capacidade de chegar a diferentes municípios, o veículo fortalece a interiorização das ações de saúde, dá mais autonomia às comunidades e estimula a solidariedade”, afirmou Denis Bezerra.

CONEXÃO ESTADO-UNIÃO

A Secretaria das Relações Federativas atua como ponte entre o Governo do Ceará e a União. A função dela é articular investimentos, destravar recursos e garantir que programas e projetos federais avancem de forma estratégica nos municípios cearenses.