Menu

Reforma de postos e novos profissionais: Evandro anuncia ações na rede municipal de saúde

Prefeito Evandro Leitão, durante o lançamento do programa. Foto: Beatriz Boblitz/Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), apresentou nesta segunda-feira (28) um programa que promete melhorias à rede municipal de Saúde da capital cearense. O “Saúde que Cuida” contempla a reforma de infraestruturas, a convocação de novos profissionais, a construção de equipamentos e a ampliação de serviços.

A iniciativa faz parte do plano Fortaleza Inclusiva, lançado pela gestão municipal em ocasião passada. As ações contam com recursos do Município, Governo do Estado e da União.

“Nosso objetivo é oferecer uma saúde de qualidade à população e melhores condições de trabalho para nossa equipe”, afirmou o prefeito.

Por meio do plano, 96 dos 134 postos de saúde de Fortaleza terão suas estruturas recuperadas, sendo nove deles pela finalização de obras paralisadas na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) e outras 87 no âmbito do programa. Destes, a Prefeitura estipula o início das intervenções de 25 neste primeiro ano do mandato de Evandro. Também está prevista a construção de um novo posto de saúde, no bairro Mondubim.

De acordo com a gestão, o programa também vai contemplar a reabertura de leitos nos hospitais Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital da Mulher, Hospital Nossa Senhora da Conceição e Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza.

No IJF, serão entregues mais de 60 novos leitos ainda nesta semana, como anunciou a secretária municipal de Saúde, Riane Azevedo. “Conseguimos antecipar essa obra, que recebemos apenas com 50%, e estava prevista para setembro”, destacou ela. Já em relação à Santa Casa de Misericórdia, que teve os primeiros 20 leitos abertos neste sábado (26), a meta é reativar todos os leitos até o fim do ano.

O pacote inclui ainda as reformas já iniciadas no Hospital da Mulher, nas UPAs dos bairros Vila Velha e Itaperi, e a construção de três Núcleos de Desenvolvimento Infantil (NDIs).

Para os postos de saúde, aliás, a Prefeitura vai adquirir aparelhos de eletrocardiograma para todas as unidades, além da implementação de laudos on-line. O objetivo, com a ação, é zerar a fila de mais de 314 mil exames acumulados desde 2020.

Por meio do Novo PAC, que vai disponibilizar R$ 340 milhões para o Ceará no âmbito da saúde, estão previstas a construção de duas novas Policlínicas, nos bairros Parque Manibura e Aracapé, e de mais um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

Ainda como anunciou a gestão municipal, serão convocados 411 aprovados da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), que serão alocados, conforme Evandro, “de acordo com a demanda”.

A convocação foi antecipada, segundo a Prefeitura, devido à necessidade de aumento de pessoal na rede. Riane Azevedo revelou que as convocações deveriam ser feitas “só em 2026 e 2027”.

Além dos 411 aprovados na Fagifor, outros profissionais vão integrar a rede municipal de saúde. “São quase mil pessoas que ficaram para ser chamadas”, disse ela. Serão convocados 82 aprovados do concurso do Instituto Dr. José Frota (IJF), a maioria para enfermagem, com 75, além de três fonoaudiólogos, dois cirurgiões de mão e dois médicos intensivistas.

OUTROS ANÚNCIOS

Dentre outros anúncios, também está prevista a reforma de 24 equipamentos na atenção à saúde mental, incluindo os 16 Caps, quatro residências terapêuticas e quatro Unidades de Acolhimento.

Em agosto, será entregue o novo Centro de Diagnóstico Girassol, no bairro Edson Queiroz, com capacidade para mais de 3 mil atendimentos mensais. No mesmo mês, a Clínica Dr. José Eloy da Costa Filho receberá o primeiro Espaço Girassol.

Também está prevista a construção de um novo Caps Infantil com Espaço Girassol, na antiga sede do IPM, no Centro. Já o Caps Geral do bairro José Walter passará a funcionar 24 horas, com apoio do Governo Federal.

Haverá ampliação ainda no Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar, que funcionará até às 21h. Antes, o programa se encerrava às 19h.