A Mostra Internacional Infantil de Audiovisual (Cine Miau) chega à sua sétima edição em 2025 e comemora o aniversário expandindo sua atuação. Lançado no Ceará em 2019, o projeto passou pela Paraíba em 2023 e, neste ano, desembarca também em Minas Gerais. De 7 de agosto a 21 de setembro, o Cine Miau realiza 60 sessões gratuitas de cinema voltadas ao público infantil, promovendo acesso à arte e ao audiovisual de forma inclusiva e educativa.
A iniciativa oferece sessões para crianças de todas as idades, inclusive da primeira infância (0 a 5 anos). Das exibições programadas, 52 são voltadas exclusivamente a estudantes da rede pública municipal, e 8 são abertas ao público geral. O Cine Miau também investe em acessibilidade, com sessões que contam com audiodescrição, tradução em Libras e legendas descritivas para garantir inclusão de crianças com deficiência visual ou auditiva.
Além das exibições, estão previstos 45 debates com o objetivo de estimular o pensamento crítico entre os pequenos espectadores. Educadores também serão contemplados com o Caderno Miau, um e-book com sugestões e ferramentas para ampliar o diálogo em sala de aula sobre os conteúdos apresentados nos filmes.
No Ceará, a programação acontece entre os dias 7 e 29 de agosto, passando por quatro cidades: Fortaleza, Pacajus, Sobral e Morada Nova. No total, o estado contará com 26 sessões, sendo 12 delas realizadas em creches públicas de Fortaleza e Sobral, 10 destinadas a estudantes e projetos sociais, e 4 abertas ao público, uma em cada município participante.
A seleção de 2025 conta com 20 curtas-metragens de diversos países, com foco em produções que não fazem parte da indústria de massa. “Primamos por conteúdos que fazem rir e pensar, que estimulam o pensamento crítico e criativo das crianças”, diz Osiel Gomes, diretor do Cine Miau, que assina a curadoria da mostra com a roteirista e cineasta Vanessa Fort.
A abertura oficial em Fortaleza será marcada por uma sessão ao ar livre no Museu da Imagem e do Som (MIS), no dia 9 de agosto, às 18h. Antes disso, no dia 7, o Cineteatro São Luiz receberá a primeira sessão do evento, com acessibilidade garantida e voltada a alunos da rede pública. Outras exibições ocorrerão no CCBJ e no Cinema do Dragão até o dia 14.
