Menu

Deputado solicita prisão preventiva de PM que arrastou cachorro em Ipu

Fotos: Divulgação e Reprodução

O deputado federal Célio Studart (PSD) solicitou ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) a prisão preventiva do policial militar que arrastou um cachorro em uma moto neste domingo (27), no município de Ipu. O subtenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE) chegou a ser levado para a Delegacia Regional de Tianguá, onde foi autuado e, posteriormente, solto.

Conforme o parlamentar, não se pode admitir que quem pratique “um ato tão cruel contra um ser indefeso” permaneça em liberdade. “Esse crime precisa de uma resposta firme. Justiça é também para os animais que sofrem e não têm voz. Vamos até o fim”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o risco à ordem pública e a resistência à prisão “evidenciam a periculosidade do agente e a urgência de impedir que ele volte a cometer crimes semelhantes”.

O ofício foi protocolado na manhã desta segunda-feira (28). Studart destaca que, além dos maus tratos ao animal, o homem também estava transportando uma criança na garupa da moto, ambos sem capacete.

Segundo o deputado, o animal, que apresentava ferimentos visíveis, foi socorrido por populares e protetores parceiros do seu mandato, que recolheram o cachorro e fazem o acompanhamento e os cuidados da vítima.

O CASO

Neste domingo, o policial foi flagrado arrastando o cachorro, que estava amarrado à traseira de uma moto, enquanto trafegava pelas ruas da cidade. Ele foi levado à delegacia, onde foi autuado com base no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, que trata sobre situações de maus-tratos a animais. As penas podem variar de 3 meses a 1 ano, além de aplicação de multa.

O suspeito, conforme a Polícia Militar, apresentava sinais de embriaguez, e se recusou a atender ordens dos policiais quando chegaram à sua casa.