Menu

Santa Casa de Fortaleza recebe primeiros pacientes após reabertura oficial

Foto: Natinho Rodrigues/Arquivo Opinião CE

A Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza recebeu neste sábado (26) os primeiros pacientes após sua reabertura oficial. O prefeito Evandro Leitão (PT) esteve na unidade filantrópica de saúde, que está temporariamente sob gestão do Executivo municipal. Foram abertos, neste primeiro momento, 20 leitos, 15 de enfermaria e cinco de UTI.

Como já havia anunciado a Prefeitura no último dia 16 de julho, a previsão é de que 274 leitos estejam em funcionamento até o fim do ano. Segundo Evandro, até o final de agosto a unidade de saúde já deve contar com 100 leitos. O prefeito divulgou o momento em suas redes sociais.

“Quero me virar para falar da importância que todos colaboradores e colaboradoras terão no ressurgimento do equipamento. Sei que muitos de vocês estão emocionados, como eu também estou, mas vamos superar todos os desafios”, disse, direcionando a palavra aos trabalhadores da Santa Casa.

Durante o mês de julho, técnicos da Secretaria Municipal de Fortaleza (SMS) e do hospital participaram de reunião para definir o cronograma de reabertura. Consultores do Ministério da Saúde (MS) também estiveram na capital cearense acompanhando o processo, atuando junto à SMS na auditoria e no planejamento da retomada dos serviços, com foco em média e alta complexidade, oncologia e UTIs.

No dia 15 de julho, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) o decreto que estabeleceu as diretrizes para a reabertura do hospital e nomeou, temporariamente, o médico José Erialdo da Silva Junior como gestor administrativo, financeiro, patrimonial e operacional da unidade.

Conforme o decreto, a SMS assume a gestão da Santa Casa por 180 dias, prazo que pode ser reduzido ou prorrogado, conforme as necessidades dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).