Os Estados Unidos estão preparando uma declaração de emergência para ser utilizada como base para as tarifas de 50% anunciadas sobre a exportação de todos os produtos brasileiros. Informações da Bloomberg News apontam que o presidente Donald Trump está preparando a medida para justificar a alta nas taxas, que, se a Casa Branca não voltar atrás, têm início no dia 1º de agosto, na próxima sexta-feira.
Diferente da relação entre os EUA e outros países aos quais também foi anunciado o aumento de tarifas, o Brasil registra déficit na relação comercial desde 2009, já que compra mais produtos dos norte-americanos do que vende.
Segundo a agência de notícias, o Escritório do Representante de Comércio dos EUA admitiu que haveria um plano para anunciar uma declaração de emergência separada. A informação teria sido divulgada durante reunião com membros do Congresso dos EUA.
A tarifa anunciada por Trump veio como uma forma de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O presidente dos EUA chegou a afirmar que o julgamento de Bolsonaro era uma “caça às bruxas”.
