A Universidade Federal do Cariri (UFCA) agora é, oficialmente, dona do terreno onde funciona o Instituto de Formação de Educadores (IFE), no município de Brejo Santo. A área vinha sendo utilizada pela instituição desde 2014, mas até então estava apenas cedida por prazo determinado.
O espaço, que antes abrigava a Escola Balbina Viana Arrais, pertence ao Governo do Ceará e possui 4.752,82 metros quadrados de área total, com 2.472,32 já construídos. A cessão temporária foi formalizada em 2016, com validade de 20 anos.
NEGOCIAÇÃO ENCERRADA
O reitor da UFCA, Silvério Freitas, explica que as tratativas começaram ainda em 2015, quando a primeira reitora da universidade, Suely Chacon, encaminhou o pedido inicial. “De lá pra cá, foram muitas discussões, reuniões em Fortaleza com o Governo do Estado e com a CearaPar [Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará]”, afirma.
Segundo ele, a conquista põe fim a um processo que se intensificou nos últimos dois anos. “A gente batalhou muito por essa doação definitiva. Agora, o prédio é nosso e isso fortalece a presença da universidade no Cariri Cearense”, complementa o reitor.
O campus de Brejo Santo oferece seis cursos de licenciatura em áreas como Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências Naturais e Pedagogia. Um mestrado em Ensino de Biologia também foi aprovado recentemente e passa a ser ofertado em rede com outras instituições.
REFORMA LIBERADA
Washington Luiz, diretor de Infraestrutura da UFCA, ressalta que a doação garante segurança jurídica para que o prédio seja reformado. “Na época da cessão, em 2016, o prédio estava bastante degradado. Havia salas com risco de desabamento, banheiros com defeitos hidráulicos e muito mofo nos ambientes“, conta.
De acordo com ele, realizar obras de grande porte sem a posse definitiva do imóvel representava um risco, já que a universidade poderia perder o investimento caso precisasse devolver o terreno. Agora, com o domínio assegurado, a expectativa é iniciar as melhorias o quanto antes.
