Foram 5.779 ações voltadas à proteção de mulheres em situação de violência pelo Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), da Guarda Municipal de Fortaleza. Os números são apenas do primeiro semestre do ano. Entre as atividades realizadas estão atendimentos diretos, rondas preventivas, visitas domiciliares, encaminhamentos e medidas protetivas.
Do total, 345 ações consistiram em atendimentos diretos a vítimas de violência, com visitas às residências e suporte individualizado. Já as rondas preventivas e patrulhamentos, que visam garantir maior segurança em áreas com altos índices de violência de gênero, somaram 4.019 ocorrências.
O grupamento também participou de 89 registros de boletins de ocorrência e de ações conjuntas com a rede de proteção à mulher, além de atuar no cumprimento de medidas protetivas de urgência e na realização de encaminhamentos ao Centro de Referência da Mulher.
Leia também: Tenda Lilás reforça rede de proteção às mulheres durante o Fortal 2025
Com viaturas caracterizadas em tons de lilás e brasão exclusivo, o GEMP facilita o reconhecimento visual e transmite a mensagem de acolhimento e proteção às mulheres.
AÇÃO PRIORITÁRIA
A atuação do Grupo Maria da Penha integra as ações prioritárias da gestão municipal no combate à violência de gênero e à ampliação da rede de apoio às vítimas.
Formado por agentes treinados para lidar com situações de risco iminente de feminicídio e medidas protetivas em vigor, o grupamento conta com profissionais capacitados em abordagem humanizada, identificação dos diversos tipos de violência e atuação integrada com os equipamentos de apoio existentes na capital.
