Começa, nesta quinta-feira (24), a 32ª edição do Fortal, um dos maiores carnavais fora de época do país. Buscando garantir segurança para o público que frequenta o evento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou o planejamento operacional que seguirá durante toda a programação.
Ao todo, serão 947 profissionais das Forças de Segurança do Ceará atuando. Além disso, a Cidade Fortal também contará com a Tenda Lilás e atendimento para o Programa Meu Celular.
“Serão mais de dois mil profissionais engajados na Operação Fortal 2025. Esse ano, também contaremos com o trabalho de agentes de inteligência, que vão auxiliar nas apurações e no patrulhamento nas imediações do Fortal”, destacou o coordenador de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.
As ocorrências com flagrantes serão encaminhadas para o 2º Distrito Policial (2º DP), delegacia plantonista que receberá ocorrências relacionadas ao evento.
Leia também: Fortaleza espera receber 150 mil turistas e gerar 20 mil empregos durante o período do Fortal
Com apoio das equipes que atuam na Operação Égide, a PCCE estará auxiliando no patrulhamento ostensivo nas adjacências do evento.
FOLIA COM SEGURANÇA
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) destinará um total de 52 policiais civis, de quinta (24) a domingo (27). Um Posto Avançado da PCCE estará dentro do evento para o registro de Boletins de Ocorrência (BOs) e de Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCOs).
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com o apoio de 863 policiais militares, distribuídos nos dias do evento. Serão empregadas equipes do 1º e do 5º Comando Regional da Polícia Militar (1º e 5º CRPM) e dos comandos de Policiamento Especializado (CPE), da Polícia de Choque (CPChoque), do Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).
A programação também contará com Batalhões de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e de Policiamento Turístico (BPTur), além do patrulhamento de policiais militares a pé e sobre cavalos, com composições do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) disponibilizará 32 bombeiros militares para atuar, conforme necessário, durante os quatro dias do Fortal.
IMPACTO TURÍSTICO
Em entrevista ao Opinião CE, o organizador do evento, Colombo Cialdini, destacou que a cidade pode atingir até 98% de ocupação hoteleira durante o período da festa, que ocorre de 24 a 27 de julho.
A projeção é baseada em dados do Observatório de Turismo de Fortaleza, da Prefeitura Municipal, segundo Cialdini.
“Temos a maior taxa de ocupação hoteleira do ano, isso não é dito por nós, mas por entidades que monitoram esses índices. Só perdemos para o Réveillon, que é uma data mundial”, afirmou o empresário.
Confira a entrevista completa ao Opinião CE:
Segundo ele, o Fortal é responsável por 13,7% do PIB de Fortaleza no período do evento, gerando aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos, com impacto direto em 54 setores da economia.
