O governador Elmano de Freitas (PT) assinou, nesta quinta-feira (24), a ordem de serviço para as obras da nova Linha VLT Aeroporto-Castelão. Ao todo, serão duas estações, no CEU (Centro Espiritual Uirapuru) e na Arena Castelão, e a rota contará com 5,1 km de extensão. A projeção é que movimente até 35 mil pessoas por dia.
Com investimento de R$ 181 milhões, a obra tem previsão para ser concluída em 24 meses, ofertando cerca de 350 empregos. Para o Governador Elmano de Freitas, a obra é importante em diversos âmbitos. Ele desta, por exemplo, eventos como o Halleluya 2025, que começou nesta quarta-feira (23).
Leia também: VLT Aeroporto-Castelão não terá desapropriação e deve ser entregue em 2027
A linha facilitará o transporte de passageiros para jogos esportivos e eventos culturais, além de diminuir o trajeto de trabalhadores.
“Mais um modal de transporte vai ajudar demais os eventos esportivos, mas também os eventos culturais que acontecem aqui no Castelão. Imagine todo o povo que mora nessa região poder pegar seu carro, sua moto ou sua bicicleta e chegar nessa estação, pegar o VLT e ir trabalhar? Portanto, nós estamos garantindo mais mobilidade urbana para o povo de Fortaleza”, destacou o chefe do executivo estadual.
As obras do VLT Ramal Aeroporto já atingiram 67% de conclusão. A rota vai fazer a conexão da Linha Nordeste do Metrô de Fortaleza (VLT Parangaba-Mucuripe) com o Aeroporto Internacional de Fortaleza, através de uma via 2,4km.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston, o Governo estadual e a Prefeitura de Fortaleza dialogam para integrar a Estação Castelão ao miniterminal de ônibus que será implantado pela gestão municipal.
“A ideia é que a Estação Castelão, que é a última estação da linha Aeroporto-Castelão, esteja interligada com o miniterminal. Vão ficar muito próximos, inclusive com uma passagem através da passarela. Já está bem avançado o diálogo. A Prefeitura vai ficar com a responsabilidade de fazer o miniterminal, e nós vamos ficar com a responsabilidade de fazer essa integração”, detalhou.
Assista à entrevista de Hélio Winston ao Opinião CE:
O ramal também estará diretamente conectado com a Estação Expedicionários, permitindo o deslocamento prático entre a Arena Castelão e bairros como Parangaba, Montese, Aldeota, Papicu e Mucuripe.
