Menu

Aliada de Elmano, deputada do União diz que é preciso ficar do lado do “progresso” nas eleições

Deputada Fernanda Pessoa, em visita ao Opinião CE. Foto: Hellynara Fernandes

A deputada Fernanda Pessoa (União Brasil) afirmou, em entrevista ao Opinião CE, que ficará do lado do progresso e do desenvolvimento nas eleições estaduais de 2026. A parlamentar é aliada do governador Elmano de Freitas (PT) e pretende votar no petista no próximo ano. Seu partido, no entanto, ainda definirá o posicionamento tanto para o pleito estadual quanto para o nacional.

No Ceará, a legenda é presidida pelo ex-deputado federal Capitão Wagner, opositor de Elmano. Segundo ele, o União Brasil fará parte da coligação de oposição ao Executivo estadual. Nos últimos meses, o partido anunciou que vai filiar o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que deixou o PDT e é um possível nome para a disputa.

Como lembrou a parlamentar, o partido está em processo de formação de uma federação com o PP, que deve ser oficializada em meados de agosto. Com a união formalizada, o posicionamento da sigla para 2026 deve ser definido.

“Anteciparam muito as eleições, vamos ter que aguardar. Tudo depende da federação, que será decisiva”, disse.

No âmbito nacional, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, é pré-candidato à Presidência da República. A corrida ao Palácio do Planalto pode influenciar o posicionamento nos estados. “Participamos de reunião no partido, conversamos com o Caiado, ele falou que é pré-candidato, mas o partido ainda não fechou questão. Ele colocou o nome dele. Bom nome, por sinal, mudou Goiás em vários aspectos, principalmente na segurança, mas precisa haver definição”, destacou a deputada.

Ela acrescentou que ainda está cedo para definições e que “é preciso deixar mais para frente”. “Ainda está indefinido. O melhor que podemos fazer é dialogar para poder decidir”, afirmou. Apesar disso, sinalizou sua posição:

“Mas digo uma coisa: a gente tem que ficar do lado do progresso e do desenvolvimento, pensando no nosso povo. Não posso pensar em mim, na deputada Fernanda. Se não for bom para o meu povo, para as cidades que ajudo, vou estar do lado do meu povo”, pontuou.

Vice-presidente do União Brasil no Ceará e presidente do União Brasil Mulher no Estado, Fernanda afirmou que ainda não conversou com Wagner sobre o posicionamento partidário para o pleito.

Na defesa de que a sigla apoie Elmano, ela lembrou que, em Maracanaú e em Pacatuba — municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) — prefeitos do União Brasil têm vices do PT.

Temos uma ligação forte entre União Brasil e petistas. Não agrada a todo mundo, mas não penso nisso”, concluiu.