O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta quarta-feira (23) a convocação de 60 novos servidores aprovados no concurso da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A nomeação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda nesta quarta-feira. Esta é a primeira chamada do certame, realizado em janeiro deste ano e que ofertou 120 vagas.
Nesta primeira etapa, serão convocados 25 candidatos de nível médio, para as funções de técnico agrícola e técnico em agropecuária, além de 35 profissionais de nível superior, que atuarão nos Núcleos Locais de Atendimento da Adagri (NLs), em estabelecimentos com inspeção permanente ou em Postos de Vigilância Zoofitossanitária (PVZs).
De acordo com Elmano, os novos servidores terão um papel fundamental no fortalecimento da defesa sanitária animal e vegetal, “contribuindo diretamente para a qualidade da produção rural, a geração de emprego no campo e a abertura de mercados para os produtos cearenses”.
Conforme o Executivo estadual, a convocação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo para reestruturar e valorizar a Adagri.
Dentre as ações, está a sanção da lei que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria, além da concessão da ascensão funcional aos servidores da Agência, que visa garantir avanços na política de valorização profissional.
Outras iniciativas, segundo o Governo, incluem a entrega de 70 veículos, que irão ampliar a capacidade operacional da Adagri no campo, e a realização de investimentos em infraestrutura, com reformas e adequações dos 40 Núcleos Locais — cujo aporte foi de aproximadamente R$ 1 milhão. Também foram implantadas 11 Barreiras Zoofitossanitárias nos limites interestaduais, com o objetivo de reforçar a fiscalização e o controle sanitário.
