Menu

Oposição anuncia que votação do projeto da anistia será prioridade no segundo semestre

Os deputados federais de oposição na Câmara dos Deputados afirmaram que a prioridade do segundo semestre será votar o projeto de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos envolvidos aos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Nesta segunda-feira (21), parlamentares de partidos como PL, Republicanos, PP, PSD e União Brasil afirmaram que essa será a pauta prioritária.

Os legisladores falaram sobre o assunto em entrevista coletiva após reunião do PL com Bolsonaro. O ex-chefe do Executivo é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentar um golpe de Estado no Brasil. Por risco de fuga, desde a última sexta-feira (18), ele teve que colocar tornozeleira e está proibido de conceder entrevista ou utilizar as redes sociais.

Após ter descumprido as medidas impostas pelo Supremo, a sua defesa terá até a noite desta terça-feira (22) para dar uma resposta. Caso não responda, há a possibilidade de ele ser preso.

O projeto da anistia pretende tornar inocentes os envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro, além dos acusados de golpe de Estado, como Bolsonaro e demais réus.

Segundo o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, após o recesso, essa será “a pauta número um”. “Não abriremos mão, na Câmara nem no Senado, de pautarmos anistia dos ‘presos políticos’ do 8 de janeiro”, disse.