Menu

Único parlamentar LGBTQIA+ da Alece destaca necessidade de políticas para a população

O deputado estadual Guilherme Bismarck (PSB), único parlamentar assumidamente LGBTQIA+ na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), defendeu a continuidade de políticas públicas para a população. Em entrevista ao Opinião CE, o legislador falou sobre o trabalho da Secretaria da Diversidade, criada pelo governador Elmano de Freitas (PT), o qual Bismarck disse ser “pioneiro” por ser o primeiro estado a ter uma secretaria para tratar do tema.

Como explicou ele, a secretária da pasta, Mitchelle Meira (PT), possui uma televisão em que acompanha, em tempo real, os casos de crimes cometidos contra a população LGBTQIA+ no Estado, seja por condenações na Justiça ou pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em todos os municípios cearenses.

O deputado também falou sobre o Ceará ser o estado com maior registro de homicídios contra a população no Brasil, conforme levantamento do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, referente a 2023, último ano com os dados divulgados até então. Conforme Bismarck, isso ocorre porque o Ceará “tomou a decisão e teve coragem de ir atrás dos dados”.

“Não é porque somos o estado que mais mata, nós temos os dados mais clarificados. Pode ir para populações em outros estados, em vários outros, o crime acontece e pronto, é mais um crime”, disse, destacando não haver a diferenciação quando o homicídio é cometido por LGBTfobia.

Na opinião de Guilherme Bismarck, quando existe o preconceito e uma “criminalização velada” por parte da sociedade, é necessário que se façam políticas públicas de proteção a essa população. “Assim como é necessário que se façam políticas públicas de qualquer que seja a população que tenha esse tipo de preconceito ou ataque velado”, afirmou, citando também as políticas públicas de proteção às pessoas negras e às mulheres.

Ainda como acrescentou o deputado, as ações do poder público devem seguir até o momento em que o preconceito não seja mais vivido por essas populações.