Uma área da União foi cedida à Universidade Federal do Ceará (UFC) nesta segunda-feira (21) para a construção do novo Campus Iracema. A solenidade ocorreu na Base Aérea Militar de Fortaleza, no mesmo dia em que foi autorizado o início da segunda etapa de obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará.
O Termo de Cessão Definitiva foi assinado entre a Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (SPU-CE) e a UFC, vinculada ao Ministério da Educação. O terreno vai ser a sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
Durante o evento, o reitor da UFC, Custódio Almeida, afirmou que há previsão de que 3 mil estudantes, em cursos de graduação e pós-graduação, atuem no novo campus.
O projeto da nova área de atuação da Universidade está localizado no terreno do antigo projeto do Acquario Ceará, obra que foi descontinuada após não ter avançado. De acordo com Custódio, 100% da estrutura que já estava construída será reaproveitada para a UFC. Ele destacou a “inteligência dos arquitetos” que estão trabalhando na construção do campus. “O Campus Iracema está no terceiro piso, não mais no térreo”, disse.
Os próximos passos, conforme o reitor, são a elaboração dos projetos do Labomar e do CTCN. As obras das instalações foram autorizadas pelo MEC em abril deste ano.
