Menu

Cumprindo agenda no Chile, Lula participa de reunião em defesa da democracia

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite do último domingo (20) em terras chilenas, e participa, nesta segunda-feira (21) de uma reunião de alto nível sobre defesa da democracia, organizada pelo Presidente da República do Chile, Gabriel Boric. Estão confirmadas também as presenças dos líderes da Colômbia, Gustavo Petro; Espanha, Pedro Sánchez; e Uruguai, Yamandú Orsi.

O evento, que acontece em Santiago, consiste em um momento reservado entre os chefes de Estado, seguido de almoço e de encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de reflexão (think tanks).

Leia também: Lula anuncia R$ 1,4 bilhão para avançar na construção da Transnordestina no Ceará

As discussões estarão organizadas em torno de três eixos centrais:

  • Defesa da democracia e do multilateralismo;
  • Combate às desigualdades;
  • Tecnologias digitais e o enfrentamento à desinformação.

Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a reunião vai dar seguimento ao primeiro encontro “Em defesa da Democracia: lutando contra o extremismo”, realizado em 24 de setembro de 2024, na 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, e convocada por Lula e Pedro Sánchez.


O encontro de hoje já estava programado antes das investidas tarifárias de Donald Trump, em especial contra o Brasil. Mas o tema deve ser central nos debates dos líderes.

Nas redes sociais, ambos os presidentes do Brasil e do Chile publicaram felicitações com o encontro. Em sua página oficial no Instagram, Boric comemorou: “Bienvenido compañero. Democracia siempre!”

Leia também: “Se estiver com disposição e saúde, serei candidato para ganhar as eleições”, diz Lula

Como próxima solenidade, está prevista a realização da segunda edição da reunião da iniciativa, no contexto da 80ª Semana de Alto Nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, agenda para setembro.