Menu

Halleluya projeta receber 1 milhão de pessoas com espaços para oração, doação e grandes atrações

O Festival Halleluya, maior festival de música católica da América Latina e realizado anualmente em Fortaleza, começa nesta quarta-feira (23). Com público estimado de mais de um milhão, o evento segue até o domingo (27). Esta será a 27ª edição da celebração religiosa. “Queremos trazer todas as famílias e proporcionar o melhor para elas”, destaca Sylvia Ruth, organizadora do Halleluya, em entrevista ao programa Entre Assuntos, com a jornalista Elba Aquino

O festival, com entrada gratuita, será realizado no Centro Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão, em Fortaleza. O evento oferece uma programação extensa que une música, espiritualidade, cultura e solidariedade.

“É uma experiência de fé, diversão e de escolha livre de sua programação. A proposta é muito livre”, explica Sylvia Ruth. “O festival já se aproxima da 30ª edição e, a cada ano, percebemos que precisamos oferecer experiências para os diversos públicos. O festival, por ter Cristo como centro, atrai todo tipo de público”.

Entre os nomes confirmados para o palco Alive estão Frei Gilson, Irmã Kelly Patrícia, Rosa de Saron, Padre Fábio de Melo e Padre Marcelo Rossi, além de demais nomes consagrados da música católica.

Promovido pela comunidade católica Shalom, o festival vai contar com duas entradas: uma pela Avenida Alberto Craveiro e outra pela Avenida Silas Munguba, onde está sendo ampliado o espaço para que os ônibus de caravanas e veículos maiores possam entrar por ali. Os portões estarão abertos a partir das 16h.

“Podem chegar a partir das 16h, porque às 18h começa a missa e depois toda a programação nos outros espaços”, explica a organizadora do Halleluya.

PARCERIA COM HEMOCE

Outro grande destaque será a continuidade da parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), tornando o Halleluya um dos únicos festivais do mundo com estrutura ativa de coleta de sangue durante toda a programação. Também serão realizadas ações de cadastro de medula óssea e arrecadação de alimentos para projetos de promoção humana da Comunidade Shalom.

A partir da terça, o Hemoce estará localizado em um posto de coleta no espaço do festival. O público poderá se candidatar à doação de sangue e realizar o cadastro de medula óssea. Durante as cinco noites de evento, além da estrutura montada, o Hemoce contará com uma equipe preparada para atender os voluntários.

O horário de atendimento aos doadores na terça e quinta-feira é das 18h à meia-noite. Na sexta-feira, o serviço vai até 1h do dia seguinte. No sábado e no domingo, o funcionamento inicia às 17h e vai até 1h e 23h, respectivamente.

CALENDÁRIO OFICIAL DE TURISMO DO BRASIL

Neste ano, no último mês de junho, o presidente Lula (PT) sancionou uma lei que inclui o festival no Calendário Oficial de Turismo do Brasil. A novidade reforça o reconhecimento do festival como uma manifestação cultural e de fé de grande relevância, que movimenta o turismo, a economia local e o cenário musical cristão do país.

A lei é oriunda de projeto de autoria do deputado federal cearense Danilo Forte (União Brasil). “Essa não é apenas uma vitória da fé, mas também da cultura, da juventude, da solidariedade e da economia criativa do nosso Nordeste”, disse o parlamentar.

“O Halleluya é um evento que evangeliza, transforma vidas e movimenta milhares de pessoas todos os anos. É uma honra tê-lo agora como patrimônio oficial do turismo brasileiro”, acrescentou.

O festival alia música, espiritualidade e ações sociais. Na última edição, no ano passado, o Halleluya contou com mais de 40 atrações musicais, recebeu cerca de 1 milhão de pessoas, arrecadou 1,5 tonelada de alimentos, coletou mais de 860 bolsas de sangue e mobilizou 10 mil voluntários.