Na noite deste domingo (20), faleceu a cantora e empresária Preta Gil. Ela completaria 51 anos no próximo dia 8 de agosto. A notícia da morte foi informada pelas redes sociais de seus pais, Gilberto e Flora Gil. No texto, eles pedem compreensão dos amigos e fãs, e informam que o processo de repatriação do corpo já está em andamento.
Preta Maria Gadelha Gil Moreira faleceu em Nova York, nos Estados Unidos. Ela havia ido para o país em busca de um novo tratamento de câncer no intestino, diagnosticado em 2023.
“Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”, destacaram em nota pública.
Ver esta publicação no Instagram
Em maio de 2025, Preta Gil esteve no Virginia Cancer Institute, em Washington, para saber se poderia integrar grupos de pacientes que recebem tratamentos inovadores. Toda a viagem e as fases do tratamento eram informadas pela artista, que seguia agendas profissionais sempre que podia.
Após isso, viajou para Nova York para exames no Sloan Kettering Cancer Center, instituição referência mundial em tratamento e pesquisa de câncer.
AMIZADES
Nas redes sociais, diversas amigas de Preta publicaram homenagens e despedidas para a artista. Uma delas foi Carolina Dieckmmann, que inclusive estava junto da amiga nos últimos dias de vida.
“Eu não sei o q dizer… to sozinha no aeroporto, indo embora sem você […] “descansa, meu amor. como vc lutou… vai ser muito difícil, mas é uma benção o tempo que tivemos… e nosso amor é muito maior. vou morrer de saudade; mas vou viver com vc aqui, dentro!!!” Carolina Dieckmmann.
Ver esta publicação no Instagram
Outras amigas também se despediram da cantora, como Liniker, Ivete Sangalo e Fernanda Paes Leme.
“Minha amiga que me chamava de ‘filha’, que sempre me deu colo e seus ouvidos generosos para qualquer assunto. Sempre […] Que tristeza. Que os orixás cuidem da passagem desse sol que brilhará para sempre e cuide do coração de toda a família. Preta seguirá nos ensinando que a vida é para viver. Francisco, meu amigo. Eu amo você”, escreveu Liniker.
“Não consigo entender essas notícias sobre sua partida. A sua luz tão forte que mesmo com toda essa loucura nos fortalece. Você tão corajosa, minha Pretoca, tão firme e valente. Ah como eu vou sentir sua falta viu. Te amo infinito. Siga meu amor, sem dores, sem tristeza. Siga em paz”, se despediu Ivete Sangalo.
“Em meu lamento, me dei conta que minha filha não vai crescer com a presença física da Tia Preta, mas ela te conheceu e vai ouvir todas as nossas histórias […] Escrevo isso mais para mim, porque para você, eu tive a oportunidade de sempre poder falar tudo que quis pessoalmente. Te amo, Tchuca. Minha Amiga. Minha Preta. Minha estrela. Meu anjo da guarda. Obrigada por tanto!”, homenageou Fernanda Paes Leme.
CARREIRA
Sempre nas artes, Preta iniciou sua carreira na música em 2003, com seu primeiro álbum “Prêt-à-porter“. Já em 2009, a cantora lançou o Bloco da Preta, um dos maiores trios do Rio de Janeiro.
Como atriz, participou de novelas como “Caminhos do coração” (2007) e “Os Mutantes” (2008), da Record, e também em produções como “As cariocas” (2010) e “Cheias de charme” (2012), da TV Globo. Também atuou em filmes como “Billi Pig” (2011), “Crô em família” (2018).
Em 2007, fundou a Mynd, ao lado de Fátima Pissarra e Carlos Scappini, especializada em agenciamento nas áreas de música, influência e entretenimento
