Com a chegada do Halleluya 2025, um dos maiores festivais de música católica do país, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu início a uma operação especial de combate às arboviroses. A ação, que também contempla os preparativos para o Fortal, ocorre nos dias 22 e 23 de julho e tem como objetivo proteger moradores e turistas que participarão dos eventos.
O festival espera receber 1 milhão de pessoas ao longo da programação.
A operação será realizada em 38 quarteirões dos bairros Boa Vista, Dias Macedo, Manoel Dias Branco e Cidade 2000, regiões próximas à concentração do público dos festivais. Entre as medidas adotadas estão a aplicação de inseticida com equipamento portátil leve (UBV), inspeção em canais e galerias de água pluvial e a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Além das ações de campo, a SMS também promoverá atividades educativas para orientar a população sobre a importância da prevenção das arboviroses.
“Essas ações serão fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti em áreas com grande circulação de pessoas. Atuaremos de forma preventiva para evitar surtos de arboviroses e garantir mais segurança sanitária à população”, afirma Joaquim Neto, gerente da célula de vigilância ambiental e riscos biológicos.
Para garantir a eficácia das medidas, está previsto um segundo ciclo de vistorias no dia 28 de julho, com foco em áreas críticas identificadas durante a primeira etapa. A estratégia visa manter uma cobertura contínua e ampliar os efeitos da prevenção.
Como parte da preparação para o Halleluya e o Fortal, a SMS também promoveu, entre os dias 9 e 18 de julho, uma capacitação direcionada aos ambulantes que irão trabalhar nos eventos. No total, 156 profissionais participaram do curso, que abordou temas como boas práticas no comércio de alimentos, segurança alimentar e prevenção de riscos ocupacionais.
