Menu

Fortaleza ganha reforço na segurança com novos pelotões da Guarda Municipal

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), entregou nesta segunda-feira (21) os Pelotões das Regionais da Guarda Municipal. Eles fazem parte do Pacto pela Segurança Cidadã e chegam com 12 vans, 36 motocicletas, tecnologia avançada e integração com outras Forças de Segurança. O efetivo está capacitado para atuar diretamente nos bairros, comunidades e territórios da Cidade.

Os pelotões, um para cada Secretaria Executiva Regional (SER), integram um conjunto de estratégias que buscam prevenir e combater a violência urbana. A atuação tem foco na proteção dos equipamentos e serviços públicos municipais, além de fortalecer a presença comunitária da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

“Nós estamos implantando uma nova metodologia de segurança pública. É um compromisso de campanha que estamos cumprindo agora, criando os 12 pelotões regionais com um efetivo bem preparado e toda uma estrutura de veículos e armamento adequado para ocupar os espaços públicos. Queremos que a população tenha mais sensação de segurança e, além disso, produzir resultados, garantindo mais proteção para os fortalezenses”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.

COMPROMISSO VISÍVEL

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), coronel Márcio Oliveira, destacou que o Pacto é um marco do compromisso da gestão para tornar a cidade mais segura. “Estamos aumentando a atuação da Guarda nas ruas e fortalecendo a integração com as demais forças de segurança. Acredito que isso vai diminuir bastante os índices de violência e trazer mais sensação de segurança para o cidadão”, afirmou.

Além disso, a iniciativa reforça outras medidas do prefeito Evandro Leitão na área da segurança municipal, como a nomeação de 254 guardas municipais, ampliação do treinamento para porte de arma de fogo, reestruturação da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), criação de novos cargos e a inauguração do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor), que abriga as novas sedes da Sesec e da GMF.

SEGURANÇA HUMANIZADA

O pacto introduz uma nova filosofia de segurança baseada na prevenção, escuta ativa e aproximação com a população. Os agentes da GMF passaram por capacitação especializada, focada na polícia comunitária, mediação de conflitos, comunicação não violenta, mobilização social e proteção humanizada.

Segundo a diretora-geral da GMF, inspetora Cristiane Fernandes, o preparo dos guardas é contínuo e completo. “O efetivo foi capacitado para garantir uma presença não só ostensiva, mas também comunitária e próxima da população. Segurança pública é um direito de todos, e preparamos nossos guardas para atuar com sensibilidade, saber escutar e buscar soluções”, ressaltou.

A atuação da GMF se dará em locais essenciais como escolas, postos de saúde, hospitais, creches, praças e terminais de transporte. A Cidade foi dividida em 12 áreas, cada uma com uma inspetoria regional responsável pela segurança local.

TECNOLOGIA INTEGRADA

A tecnologia é peça-chave na nova estratégia. Cerca de 7 mil câmeras de vigilância já operam integradas a sistemas analíticos e inteligência artificial, que enviam sinais de alerta automáticos.

Além disso, drones e bases móveis fazem parte do conjunto de equipamentos para atender a população em pontos estratégicos da Cidade. Cada base contará com três motos para patrulhamento constante, garantindo uma presença visível e acessível.

O pacto também promove a articulação entre a Prefeitura e as forças estaduais de segurança, como Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Perícia Forense (Pefoce), Supesp e Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), ampliando as ações integradas em áreas prioritárias.

Com essas medidas, a Prefeitura reafirma seu compromisso com uma segurança pública humanizada, democrática e voltada para a cidadania, coordenando esforços para aumentar a proteção e o bem-estar dos moradores de Fortaleza.