Menu

“Se estiver com disposição e saúde, serei candidato para ganhar as eleições”, diz Lula

Presidente Lula. Foto: Fábio Rodriguez/Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula (PT), em solenidade no Ceará nesta sexta-feira (18), afirmou que, se estiver com disposição e saúde, será candidato para ganhar as eleições de 2026. O chefe de Estado afirmou ainda que não vai deixar o Brasil voltar para os bolsonaristas, aos quais chamou de “bando de malucos que quase destroem o país”.

“Eles não voltarão, não porque o Lula não quer, mas porque vocês não vão deixar eles voltarem”, afirmou.

A fala ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal (PF) cumpriu operação para mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), teve que colocar tornozeleira eletrônica.

No início de seu discurso, o primeiro publicamente após a operação envolvendo Bolsonaro, Lula afirmou que, “se tivesse juízo, teria feito um churrasco”. Na sua fala, ele não citou nem o ex-chefe de Estado, nem a investigação em si.

Ainda conforme o petista, “há muito candidato na praça”. “Todo dia vejo uma pesquisa com candidato aqui e acolá.” Segundo o presidente, ele apenas decidirá se vai ser candidato no ano que vem, apesar de integrantes do governo e nomes próximos a ele afirmarem que ele será candidato à reeleição.

“Tenho que conversar com minha própria consciência e com vocês”, disse, direcionando a palavra ao público presente.